Fechar
GP1

Política

Dilma pode propor novas eleições e renunciar o cargo, diz jornal

A ideia de renúncia defendida por alguns senadores é vista como "a cartada final" da petista.

A votação do processo de impeachment de Dilma Rousseff no Senado está prevista para acontecer até o dia 11 de maio. Nas vésperas da decisão sobre o afastamento ou permanência da presidente da República na função, a ideia de renúncia defendida por alguns senadores é vista como “a cartada final” da petista.

Imagem: Antonio Cruz/ Agência BrasilPresidente Dilma Rousseff(Imagem:Antonio Cruz/ Agência Brasil)Presidente Dilma Rousseff

Segundo informações do jornal ‘O Globo’, a presidente deve enviar uma proposta de emenda constitucional (PEC) ao Congresso Nacional para que sejam realizadas novas eleições diretas no Brasil, em outubro deste ano. Com isso, ela deve renunciar o cargo e pedir para que o vice Michel Temer (PMDB) faça o mesmo.

Ainda de acordo com a reportagem, Dilma já concorda com a ideia de novas eleições presidenciais, assim como o secretário de Governo, Ricardo Berzoini e o ministro-chefe da Casa Civil, Jaques Wagner. Ela deve fazer um pronunciamento televisão e no rádio para lançar a proposta nessa sexta-feira (06).

Porém, alguns ministros não concordam que essa seja a melhor decisão, e que se ela renunciar ao cargo, “seria a negação de todo o discurso de que o processo de impeachment é um golpe, adotado pela presidente até aqui”.

Processo de impeachment

Se o texto for aprovado por 41 dos 81 senadores (maioria simples), Dilma é afastada do cargo por até 180 dias para o julgamento final, onde então deve ter no mínimo dois terços do total de votos favoráveis para o afastamento dela do cargo, equivalente a 54 senadores. A partir daí, quem deve assumir a governança do país até o final do mandato (2017), conforme linha sucessória, é o vice-presidente, Michel Temer. Porém, se for absolvida, ela reassume imediatamente o mandato.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.