Fechar
GP1

Política

"Sou mais otimista que o secretário Merlong", diz Wellington

Wellington Dias contradiz a afirmação de Merlong Solano sobre o déficit previdenciário do Piauí este ano.

O governador Wellington Dias (PT) declarou, neste sábado (07), durante o lançamento da Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa, que o déficit da Previdência Social do Estado este ano deve ser de R$ 800 milhões e não de um bilhão de reais como tinha afirmado o secretário de Governo, Merlong Solano.

A Previdência Social do Estado do Piauí é deficitária, isso significa que o conjunto de suas obrigações é maior do que o que recolhe. A arrecadação previdenciária se dá pela contribuição do servidor e a contribuição do Estado. Somando essas duas contribuições, quando o valor total não supre todos os direitos dos funcionários já aposentados (aposentadorias e pensões), há então o saldo negativo, chamado de ‘déficit’.
Imagem: Lucas Dias/GP1Governador do Piauí, Wellington Dias(Imagem:Lucas Dias/GP1)Governador do Piauí, Wellington Dias
O governador afirmou que estão sendo trabalhadas maneiras para reduzir o déficit previdenciário. “Nós estamos trabalhando para fazer o equilíbrio das contas com a criação do fundo imobiliário, como aprovado em assembleia, para aquilo que são propriedades do Estado, como terrenos na região do Cerrado, do Semi-árido, ao ser regularizada e comercializada, se reverta em fonte de receita para a previdência”, explicou.

Wellington reiterou que o equilíbrio nas contas públicas da Previdência Social é o maior desafio do Piauí. “Eu sou mais otimista que o secretário Merlong, avalio que vamos ter um déficit de 800 milhões de reais e essas alternativas devem contribuir para reduzir”, disse ele, que complementou informando que ainda assim não há atrasos na folha de pagamento de aposentados e pensionistas, sendo usados então recursos que seriam para investimentos.

Para o petista, os resultados não aparecem em curto prazo e de 2014 até por volta de 2025 o país se encontra em um período desafiador. “Temos que encontrar fontes alternativas de receita para suportar o equilíbrio financeiro”, concluiu.
Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.