Fechar
GP1

Política

Ministério da Saúde suspende recursos para ambulâncias de Picos

Portaria determinando a suspensão de R$ 51.625,00 mensais foi publicada pelo Ministério da Saúde no dia 11 de maio deste ano.

Em portaria publicada no dia 11 de maio deste ano, o Ministério da Saúde suspendeu a transferência de repasses financeiros no valor de R$ 51.625,00 para o município de Picos. O dinheiro era destinado ao incentivo de custeio mensal de uma Unidade de Suporte Básico e uma Unidade de Suporte Avançado pertencentes ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

O Ministério da Saúde levou em consideração alguns fatores, dentre os quais a portaria nº 709/GM/MS, de 2 de maio de 2014, que desabilita a Central de Regulação das Urgências CRU) de Picos e habilita o município como base descentralizada do SAMU de Teresina.
Imagem: DivulgaçãoSede do SAMU de Picos(Imagem:Divulgação)Sede do SAMU de Picos
Considerou ainda que não foram atendidos os requisitos da portaria nº 356/SAS/MS, de 8 de abril de 2013, que se enquadra no art. 14. Nele, ficam definidos os parâmetros iniciais de eficiência que o Ministério da Saúde irá utilizar para avaliar os SAMU 192 no território nacional será a alimentação da produção ambulatorial no SIA/SUS com os procedimentos supracitados.
Imagem: José Maria Barros/GP1Secretário de Saúde se mantém calado diante do problema(Imagem:José Maria Barros/GP1)Secretário de Saúde se mantém calado diante do problema
O registro total de todas as ocorrências atendidas pelas equipes de suporte básico de vida deverá representar 80% do total as chamadas recebidas pela central de regulação das urgências, com envio de unidade móvel.
Imagem: DivulgaçãoAmbulância de Suporte Avançado do SAMU de Picos(Imagem:Divulgação)Ambulância de Suporte Avançado do SAMU de Picos
O registro total de todas as ocorrências atendidas pelas equipes de suporte avançado de vida deverá representar 20% do total das chamadas recebidas pela central de regulação das urgências com envio de unidade(s) móvel.

Denúncia

O vereador Diógenes Nunes Medeiros (PPS) denunciou a suspensão dos recursos para o SAMU de Picos e cobrou providências dos gestores. Nem o prefeito, Padre José Walmir de Lima e nem o secretário municipal de Saúde, José Venâncio de Sousa Filho, o Dudé, ambos do PT, se manifestaram sobre o assunto.
Imagem: José Maria Barros/GP1Denúncia partiu do vereador Diógenes Medeiros (PPS)(Imagem:José Maria Barros/GP1)Denúncia partiu do vereador Diógenes Medeiros (PPS)
Segundo o vereador Diógenes Medeiros (PPS), os repasses foram suspensos por falta de gestão. Para ele o município falhou na alimentação do banco de dados no Sistema de Informação Ambulatorial (SIA/SUS).

Pelo mesmo motivo o município de Picos já havia perdido em março deste ano, recursos para equipes de Saúde Bucal no Programa de Saúde da Família.
Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.