Fechar
GP1

Boa Hora - Piauí

Candidato Francieudo Carvalho pagará multa de cinco mil reais

Anteriormente, ele deveria pagar uma multa no valor de 25 mil reais, pelo fato de ter acontecido uma carreata no mesmo dia da convenção que oficializou o nome dele nas eleições de 2016.

O candidato a prefeito de Boa Hora, Francieudo do Nascimento Carvalho (PSD), recorreu ao pedido do Ministério Público, e teve consentido uma nova decisão do juiz Thiago Coutinho de Oliveira, titular da Vara Única da Comarca de Barras, onde foi deferido a ele pela Justiça Eleitoral, um novo valor quanto à aplicação de multa ao qual lhe foi imposto anteriormente, de 25 mil reais, pelo fato de ter ocorrido uma carreata no mesmo dia (30 de julho) que houve a convenção que homologou o nome do próprio na candidatura à prefeitura municipal de Boa Hora.

  • Foto: DivulgaçãoCarreata em Boa HoraCarreata em Boa Hora

Na nova decisão, o juiz Thiago Coutinho, declarou que mesmo o valor ter sido diminuído de 25 para 5 mil reais, o crime de propaganda eleitoral antecipada de fato aconteceu. Para isso, o magistrado citou que “a realização de passeata e carreata, com a utilização de bandeiras e carros de som pelas ruas da cidade, com o fito de influir na vontade do eleitor, em período vedado, caracteriza propaganda eleitoral intempestiva ao levar ao conhecimento dos eleitores o nome de pretenso candidato a cargo eletivo, punível com a imposição de sanção pecuniária prevista no art. 36, da lei nº .504/97”.

“Uma vez demonstrada a realização de carreata pelo representado, fora do período permitido pela legislação eleitoral, com uso de adesivos com o número de seu partido (que, aliás, será utilizado quando das eleições, se deferido, o seu pedido de registro de candidatura), fogos de artifício e bandeiras, não há dúvidas de que houve, sim, propaganda eleitoral intempestiva, sendo de rigor a aplicação da multa prevista no artigo 36, da lei das eleições”, continuou o juiz. O novo valor de cinco mil reais levou em consideração o tamanho do evento, que novamente foi descrito como “propaganda intempestiva”.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.