Fechar
GP1

Política

Relator recua e tira crime de Caixa 2 da Reforma Política

Na segunda (03), o parlamentar havia dito que o dispositivo estaria no relatório, com pena de 2 a 4 anos de prisão.

O deputado Vicente Cândido (PT-SP), relator da proposta de reforma política na Câmara afirmou nesta terça-feira (04) que desistiu de incluir a criminalização do Caixa 2, dinheiro não declarado à Justiça Eleitoral, no relatório.

Na segunda (03), o parlamentar havia dito que o dispositivo estaria no relatório, com pena de 2 a 4 anos de prisão.

A decisão foi tomada após reunião de Cândido com o presidente da Câmara dos deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ) na manhã desta terça-feira (04). Segundo o deputado, líderes partidários pediram para que o tema não fosse tratado no projeto.

  • Foto: Bernardo Caram/G1Relator da reforma política, Vicente Cândido (PT-SP), ao lado do presidente da comissão, Lucio Vieira LimaRelator da reforma política, Vicente Cândido (PT-SP), ao lado do presidente da comissão, Lucio Vieira Lima

O criminalização do Caixa 2 já está inclusa no pacote anticorrupção aprovado pela Câmara no ano passado. O texto ainda aguarda a apreciação dos senadores.

De acordo com o G1, fazer caixa 2 ainda não é caracterizado como crime. Os partidos ou candidatos que cometem esse tipo de prática só podem ser condenados por outros crimes, como prestação falsa de contas e lavagem de dinheiro.

Na tarde desta terça-feira teve início a comissão especial que discute o tema na Câmara.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.