Fechar
GP1

Política

João Mádison não concorda com o sistema de lista fechada

“A lista fechada só dá certo em países que adotam o sistema parlamentarista, o que não é o nosso caso", analisou o deputado.

O deputado estadual João Mádison Nogueira (PMDB-PI) discorda da lista fechada que está em análise na reforma política. Para ele, este sistema favorece as oligarquias e subtrai o direito dos eleitores de escolher os candidatos que preferirem.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Deputado João MádisonDeputado João Mádison

“A lista fechada só dá certo em países que adotam o sistema parlamentarista, o que não é o nosso caso. O brasileiro vota no candidato e não no partido. Além disso, nós vamos criar oligarquias porque quem entra na lista nunca vai sair, pois quem vota são os delegados. Isso vai tirar o direito do eleitor de escolher o candidato da preferência dele”, disse o deputado.

Mesmo colocando que seria beneficiado com a lista pré-ordenada, João Mádison afirmou que pensa nos eleitores e nos políticos que vislumbram se colocar como alternativa para a população. “Se a lista for aprovada será bom pra mim, mas não concordo porque não existe renovação partidária, os eleitores têm total direito de dizer quem eles querem”, disse o deputado.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.