Fechar
GP1

Política

Wellington Dias quer transformar HGV em Hospital de Ensino

Em mensagem encaminhada aos deputados, o governador destacou que isso “não implicará em redução do quantitativo de usuários atendidos".

O governador Wellington Dias (PT) encaminhou para a Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), projeto de lei com o objetivo de transformar o Hospital Getúlio Vargas (HGV) em um Hospital Ensino vinculado à Universidade Estadual do Piauí (Uespi).

Em mensagem encaminhada aos deputados, o governador destacou que o HGV continuará normalmente com os seus atendimentos e que isso irá ajudar na política de assistência e formação de pessoal no SUS. Segundo o governador, a mudança “não implicará em redução do quantitativo de usuários atendidos, tampouco do quantitativo de leitos destinados ao Sistema Único de Saúde, quer na estrutura atual, quer eventuais ampliações futuras. E os leitos destinados à Uespi ou outras instituições de ensino, nominados 'leitos acadêmicos' permanecerão regulados pelo Sistema Estadual de Leitos Hospitalares”.

  • Foto: Marcelo Cardoso/GP1 Wellington Dias Wellington Dias

Com isso será criada a Rede de Formação dos Profissionais da Área da Saúde, integrada pelos Serviços Públicos Assistenciais de Saúde, geridos direta ou indiretamente pelo Estado, como espaço de formação de profissionais da área de saúde oriundos de Instituições de Ensino Superior ou Instituições Técnicas de Ensino reconhecidas pelo Ministério da Educação, vinculando academicamente o Hospital Getúlio Vargas, que passará a funcionar na condição de Hospital Ensino participante do SUS.

O projeto de lei ainda será analisado nas comissões técnicas da Assembleia Legislativa e só depois irá para votação no plenário. Sendo aprovada, ela é encaminhada ao governador Wellington Dias para ser sancionada.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.