Fechar
GP1

Política

Teresa Britto lamenta PEC que viabiliza prática da vaquejada

A PEC estabelece que "não são cruéis as práticas desportivas que utilizem animais, desde que sejam manifestações culturais".

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (31), em segundo turno, uma proposta de emenda à Constituição (PEC) que viabiliza a prática da vaquejada. A PEC estabelece que "não são cruéis as práticas desportivas que utilizem animais, desde que sejam manifestações culturais". O texto já havia passado pelo Senado e segue agora para promulgação do Congresso Nacional.

Em entrevista concedida ao GP1 nesta sexta-feira (02), a vereadora de Teresina pelo Partido Verde (PV), Teresa Britto, lamentou a decisão dos deputados. “É com muita tristeza que uma PEC dessa seja aprovada, porque está indo na contramão do que preconiza o mundo. O próprio Congresso aprovou o projeto de Lei, que fala que os animais são seres sencientes, e agora eles votam esta PEC tratando o animal como uma coisa que não sente fome, dor, amor, enfim. Pode ter certeza que isso tem um dedo do poder econômico que viver destas práticas [vaquejada]”, disse.

  • Foto: Marcelo Cardoso/GP1 Vereadora Teresa Britto Vereadora Teresa Britto

No ano passado, o Supremo Tribunal Federal (STF) derrubou uma lei do Ceará que regulamentava esse tipo de prática por entender que a atividade impõe sofrimento aos animais e fere os princípios constitucionais de preservação do meio ambiente.

Eleições de 2018

A parlamentar revelou que as conversas com os partidos emergentes estão mantidas para o pleito de 2018, a estratégia é eleger três deputados estaduais e um deputado federal. “A gente está discutindo e buscando fortalecimento para o Piauí, se as regras atuais da política não mudarem na Reforma Política, este grupo será uma nova alternativa”, enalteceu.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.