Fechar
GP1

Política

“Seguirei o que for definido”, diz Carlos Augusto sobre assumir Alepi

Um artigo do regimento prevê que o vice-presidente, Franzé Silva, não deve assumir de forma automática.

O colunista Brunno Suênio, do GP1, trouxe nesta quinta-feira (01) a informação de que a eleição da Assembleia Legislativa do Piauí poderá sofrer uma reviravolta por conta de um artigo do regimento interno da Casa de que não seria automático o vice-presidente da Alepi assumir o comando da Casa. A situação se daria só em caso de vacância de qualquer membro da mesa a partir de 30 de novembro do segundo ano do mandato.

Ainda conforme a publicação, o deputado Carlos Augusto, seria o nome de consenso a ser lançado pelo MDB para finalizar o mandato do atual presidente da Assembleia, Themístocles Filho, que foi eleito vice-governador do Estado nas eleições desse ano.

Foto: Lucas Dias/GP1Carlos Augusto
Carlos Augusto

O GP1 conversou com Carlos Augusto e ele afirmou que não foi comunicado sobre o assunto, no entanto, antecipou que seguirá as deliberações definidas pela Mesa Diretora da Alepi. “Eu não fui procurado para tratar desse assunto, mas seguirei o que for definido pela Mesa Diretora da Assembleia. Vamos aguardar”, declarou Carlos Augusto á nossa reportagem.

Entenda o caso

Foi descoberto na Assembleia Legislativa do Piauí, um artigo do regimento interno prevendo que, em caso de vacância de qualquer membro da mesa a partir de 30 de novembro do segundo ano do mandato, o vice-presidente da Casa não assume automaticamente. Isso porque, a escolha para preencher o cargo vago será feita pelos membros da Mesa Diretora e nesse caso, a escolha caíra obrigatoriamente em um dos integrantes.

O artigo do regimento interno aniquila a pretensão do deputado Franzé Silva (PT) de assumir, automaticamente, o cargo de presidente com a renúncia de Themístocles Filho, eleito para o cargo de vice-governador. Fontes ligadas ao presidente afirmam que a renúncia para assumir o novo cargo se dará no apagar das luzes de 2022, no dia 31 de dezembro.

Após a renúncia, a mesa será convocada para escolher, na primeira quinzena do mês, um de seus membros para presidir a Casa, para completar o mandado que vai até 31 de janeiro. O nome que está praticamente fechado para finalizar o mandato de Themístocles é o do deputado estadual Carlos Augusto (MDB).

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.