Fechar
GP1

Política

Doria troca Bruno Araújo por aliado paulista em coordenação de pré-campanha

Marco Vinholi, um dos mais próximos aliados do ex-governador, assume o lugar do presidente do PSDB.

O presidente nacional do PSDB, Bruno Araújo, não é mais o coordenador da campanha de João Doria para a Presidência da República. Após dar declarações contrárias à pré-candidatura do ex-governador paulista, ele foi substituído por Marco Vinholi, que é o dirigente do partido em São Paulo.

Segundo a equipe de Doria, a decisão foi motivada por manifestações de Araújo em que ele “relativizou” o papel do tucano paulista na disputa presidencial, postura considerada pelo ex-governador como “pouco agregadora”.

Vinholi é um dos mais próximos aliados de Doria, foi secretário de seu governo e ajudou o tucano em todas as outras campanhas.

Em evento recente do partido, Araújo afirmou que a aliança entre as legendas que articulam uma candidatura única da “terceira via” é superior ao resultado das prévias tucanas, das quais Doria saiu vitorioso no ano passado.

"Estou deixando claro que o PSDB está contido no acordo de uma aliança nacional. João Doria é o candidato do PSDB e está contido neste acordo, mas não seremos candidatos de nós mesmos. O PSDB não vai às ruas este ano com um candidato de si próprio", disse o dirigente tucano.

A candidatura do ex-governador enfrenta resistência dentro da sigla. Há movimentações para que seja priorizada uma composição envolvendo o ex-governador gaúcho Eduardo Leite, derrotado pelo ex-governador paulista, possivelmente como vice da senadora Simone Tebet (MDB), e não uma chapa liderada por Doria. Este, contudo, segue afirmando que manterá sua pré-candidatura.

Em movimento para fortalecer sua posição, o paulista ensaiou uma “desistência” da disputa no fim do mês passado, o que acentuou a crise interna do PSDB e fez com que Araújo lançasse uma carta confirmando-o como pré-candidato. Um dia depois, porém, o próprio Araújo disse que “os fatos valem mais que cartas”, minimizando a simbologia do documento.

Grupos pró-Doria vinham organizando movimento nas redes sociais contra o presidente nacional do PSDB, com a hashtag "fora Bruno Araújo".

Nesta sexta-feira, 15, o dirigente do PSDB reagiu à substituição dizendo que "nunca fez questão" de exercer o comando da campanha. Ao compartilhar nas redes sociais uma notícia sobre o assunto, escreveu: "Ufa! Comando que nunca fiz questão de exercer. Aliás, ele sabe as circunstâncias em que e o porque 'aceitei' à época. Aliás, objetivo cumprido".

Segundo aliados de Araújo, a justificativa para ter aceitado assumir a coordenação da pré-campanha foi um pedido do então vice-governador Rodrigo Garcia (PSDB) no ano passado. O temor de Garcia era que Doria decidisse se manter no cargo de governador, como ameaçou fazer, o que impediria que seu vice assumisse o posto e se candidatasse em outubro. COLABOROU PEDRO VENCESLAU

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.