Fechar
GP1

Política

Romeu Zema quer “protagonismo político” para Sul e Sudeste do Brasil

O governador entende que os estados dessas regiões estarão em desvantagem com a reforma tributária.

O governador do Estado de Minas Gerais, Romeu Zema, do partido Novo, defendeu um consórcio de Estados do Sul e Sudeste do país para se defender no Congresso Nacional de perdas econômicas em resposta aos estados do Norte e Nordeste. O governador declaradamente opositor de Lula disse que o bloco se chama Cossud (Consórcio Sul-Sudeste) e é presidido pelo governador do Paraná Ratinho Júnior (PSD).

Em entrevista ao Estadão, o político de Minas Gerais promete que os estados do Cossud vão combater os prejuízos às unidades de federação no Congresso.

“Outras regiões do Brasil, com Estados muito menores em termos de economia e população, se unem e conseguem votar e aprovar uma série de projetos em Brasília. E nós, que representamos 56% dos brasileiros, mas que sempre ficamos cada um por si, olhando só o seu quintal, perdemos. Ficou claro nessa reforma tributária que já começamos a mostrar nosso peso”, afirmou Zema.

O foco das atividades do consórcio é a reforma tributária, que será analisada no Senado. Zema entende que os estados do Sudeste vão estar sempre em desvantagem.

“Temos feito o mesmo trabalho com os senadores de nossos estados e o que nós queremos é que o Brasil pare de avançar no sentido que avançou nos últimos anos - que é necessário, mas tem um limite - de só julgar que o Sul e o Sudeste são ricos e só eles têm que contribuir sem poder receber nada”, disse o governador de Minas.

Zema afirmou ainda que o Sudeste também precisa de ações sociais “Está sendo criando um fundo para o Nordeste, Centro-Oeste e Norte. Agora, e o Sul e o Sudeste não têm pobreza? Aqui todo mundo vive bem, ninguém tem desemprego, não tem comunidade. Tem, sim. Nós também precisamos de ações sociais. Então, Sul e Sudeste vão continuar com a arrecadação muito maior do que recebem de volta? Isso não pode ser intensificado, ano a ano, década a década.”, completou o político.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.