Fechar
GP1

Política

Ciro Nogueira critica Simone Tebet por comentário sobre orçamento de 2024

O presidente nacional do Progressistas teceu duras críticas sobre a postura da ministra de Lula.

Seguindo firme na postura opositora ao governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o presidente nacional do Progressistas e senador, Ciro Nogueira, teceu duras críticas sobre a postura da ministra do Planejamento, Simone Tebet (MDB), em relação à proposta do Orçamento de 2024.

"Agora o governo se superou. Enviou para o Congresso uma nova modalidade orçamentária, o Orçamento do “Só Deus sabe”. Como vai atingir déficit zero se os números apontam o oposto? Só Deus sabe. Projetam novos R$ 100 bi de receita com o Carf. Baseado em quê? Realmente, só Deus sabe. E se as receitas imaginárias não se confirmarem, o que será dos investimentos, do PAC e do cuidado com a população? Ficam a Deus dará", escreveu o senador piauiense em seu Twitter.

Confira o tweet:

Entenda

A ministra do Planejamento, Simone Tebet, afirmou na última quarta-feira (30) que a proposta de Orçamento de 2024 será enviada ao Congresso dentro da meta de déficit zero, mas desviou do compromisso em realizar a manutenção dessa questão no futuro.

"Recebi, pelo sistema oficial do governo, receitas suficientes para zerar o déficit fiscal, sejam já realizadas, sejam as que estão por vir. O futuro a Deus pertence, nós não sabemos, diante do imponderável. Mas tem que ser algo imponderável", disse a ministra de Lula.

Questionada sobre o tema, Tebet disse que não há rediscussão da meta fiscal "neste momento", mas mencionou fatores que podem acabar impactando os planos de arrecadação e gastos do governo. Ela citou como exemplo histórico a pandemia da Covid-19, que em 2020 obrigou o governo federal a abrir os cofres, comprometendo quaisquer previsões fiscais elaboradas para aquele ano.

"Nós não sabemos como vai estar o enfraquecimento, a desaceleração do crescimento global ou não [em 2024]. Então, claro que variáveis são sempre colocadas na mesa, mas não estamos rediscutindo meta fiscal neste momento", determinou Tebet.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.