Uma pesquisa divulgada pela Covitel, divulgada nesta quinta-feira (29), revelou que a porcentagem de obesos entre jovens de 18 a 24 anos quase dobrou de 2022 a 2023. No ano passado, 9% dos jovens apresentavam Índice de Massa Corporal (IMC) igual ou superior a 30 kg/cm2.

Esse número subiu para 17,1% neste ano, representando um aumento de 8,1 pontos percentuais e um aumento de 90% na obesidade. Essa faixa etária foi a única a apresentar uma mudança significativa no indicador, ultrapassando o intervalo de confiança da pesquisa anterior.

A pesquisa foi realizada por telefone e ouviu 9 mil brasileiros de capitais e cidades do interior das cinco regiões do Brasil entre janeiro e abril de 2023. Foram abordados temas como prática de atividade física, hábitos alimentares, saúde mental, prevalência de hipertensão arterial, diabetes, consumo de álcool e tabaco.

Este é o segundo levantamento feito durante a pandemia sobre o tema. Desenvolvido pela organização global de saúde pública Vital Strategies em parceria com a Universidade Federal de Pelotas (UFPel), o inquérito telefônico substitui o Vigitel, estudo de mesmo propósito realizado pelo Ministério da Saúde até 2021 e posteriormente interrompido.