O fornecimento de medicamentos gratuitos através do Programa Farmácia do Povo é a esperança de muitas pessoas, especialmente aquelas em situação de vulnerabilidade, que dependem de um tratamento contínuo para ter qualidade de vida. Entretanto, a falta de remédios leva as famílias a tentar arcar com as medicações, muitas vezes inacessíveis financeiramente. Um desses casos é o da pequena Ana Liz, que realiza tratamento de crescimento, e está sem receber o medicamento Lectrum há dois meses.

A mãe da criança foi comunicada sobre a indisponibilidade da medicação, e frequentemente tem enviado mensagens para a farmácia que fornece o remédio gratuitamente, na esperança de que a resposta mude e ela possa dar continuidade ao tratamento de Ana Liz. “É angustiante ver o tratamento da minha filha ser interrompido por algo que foge do nosso controle. O médico alertou que a falta contínua do medicamento pode afetar diretamente o desenvolvimento dela”, afirmou a mãe.

Foto: Alef Leão/GP1
Farmácia do Povo em Teresina

Em mensagem encaminhada à mãe da criança, a Farmácia do Povo informou que “o medicamento solicitado encontra-se indisponível no momento, estando em processo de fornecimento”. Ou seja, não há previsão para a reposição do remédio, o que tem prejudicado o avanço do tratamento de Ana Liz.

Foto: Reprodução
Mãe de Ana Liz foi comunicada sobre a falta do medicamento

Sem outra alternativa, a solução encontrada pela família para dar continuidade ao tratamento de Ana Liz foi comprar o medicamento em farmácias privadas, onde o Lectrum custa, em média, R$ 280,00 (duzentos e oitenta reais).

Outro lado

Procurada pelo GP1 , a Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) informou que o desabastecimento do medicamento Leuprorrelina 3,75 mg é temporário e está sendo tratado como prioridade. Conforme a pasta, há um novo processo de aquisição em andamento, com previsão de que o remédio volte a estar disponível nos próximos dias.

Confira a nota completa da Sesapi

A Secretaria de Estado da Saúde, por meio da Diretoria de Unidade da Assistência Farmacêutica - DUAF, informa que o desabastecimento do medicamento Leuprorrelina 3,75 mg é temporário e está sendo tratado como prioridade.

Sem anúncio no momento

Devido à falta de entrega pelo fornecedor anterior, um novo processo de aquisição foi iniciado e já está em fase avançada, com previsão de disponibilidade nos próximos dias.

A Farmácia do Povo esclarece ainda que não dispensa medicamentos de hipertensão, sendo esses encontrados nas farmácias populares, do governo federal. A Farmácia do Povo ressalta ainda que não há falta de medicamentos para diabetes.

A DUAF/SESAPI-PI reafirma seu compromisso com a saúde da população e com o fornecimento contínuo dos medicamentos da Assistência Farmacêutica Estadual.