A França confirmou, nesta quarta-feira (24), o primeiro caso de Ebola registrado no país durante o atual surto da doença. O paciente é um médico que retornou recentemente da República Democrática do Congo (RDC), considerada o epicentro da epidemia.

Foto: Reprodução
Vírus Ebola, causador de uma febre hemorrágica

Em comunicado, o Ministério da Saúde francês informou que identificou "um primeiro caso positivo de doença por vírus Ebola no território nacional". Também é a primeira vez que um caso relacionado ao atual surto é registrado fora do continente africano.

O Ebola é transmitido por meio do contato direto com sangue, secreções e outros fluidos corporais de pessoas infectadas ou que morreram em decorrência da doença. Por esse motivo, sua capacidade de disseminação é menor do que a de vírus respiratórios, como o da gripe e o da Covid-19.

Este é o 17º surto de Ebola desde a descoberta do vírus, em 1976, e a terceira vez em que a Organização Mundial da Saúde (OMS) declara emergência internacional em razão da doença. Os Centros Africanos de Controle e Prevenção de Doenças alertam que, se não for controlado, o atual surto pode se tornar o maior da história.