Fechar
GP1

Saúde

Profissionais da Fundação Municipal de Saúde discutem medidas preventivas de combate à sífilis

A ação celebra o dia nacional de combate à sífilis, comemorado no terceiro sábado do mês de outubro.

Para alertar os profissionais de saúde de Teresina sobre os casos de sífilis na capital e do tratamento adequado durante o pré-natal da gestante, a coordenação de DST/AIDS, da Fundação Municipal de Saúde (FMS), realiza durante toda esta sexta-feira (14) uma ação educativa de combate à sífilis.

A ação celebra o dia nacional de combate à sífilis, comemorado no terceiro sábado do mês de outubro e reúne 180 profissionais de saúde da FMS, para discutir e analisar os casos da doença, uma vez que este ano já foram notificados 20 casos de sífilis congênita em Teresina.

De acordo com o coordenador de DST/Aids da FMS, Kledson Augusto Batista, a preocupação de realizar um evento como este é alertar os profissionais de saúde para o aumento da incidência da doença em crianças após o parto, pois no ano de 2010 foram registrados 16 casos, e até o mês de outubro deste ano, foram notificadas 20 ocorrências de sífilis congênita.

"A sífilis é considerada uma doença antiga e que praticamente não se registrava sua incidência, mas justamente por ser uma doença que não se tem uma preocupação maior, as pessoas não se previnem, nem tomam os cuidados necessários. Foi por isso que a FMS teve a iniciativa de desenvolver uma ação educativa junto aos profissionais e uma campanha para informar a população sobre o que é a doença e sua forma de tratamento", destaca Kledson Batista.

Durante o evento a palestrante Maria das Dores Nunes apresentou seu o trabalho "Estudo epidemiológico dos casos de sífilis" que demonstra que, em Teresina, o maior problema ainda é a falta de informação e, consequentemente, a falta de medidas preventivas que sejam eficazes no combate à doença.

Durante a ação educativa também será lançada a Campanha Municipal de combate à Sífilis e será feita a divulgação do dia nacional de combate às Sífilis, celebrado no dia 15 de outubro. Algumas das preocupações da ação são alertar sobre as subnotificações dos casos de sífilis congênita e em gestantes, estimular os profissionais de saúde na busca e tratamento dos parceiros de gestantes com síflis e lançar o pré-natal do Homem nas Unidades Básicas de Saúde de Teresina.
Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.