Fechar
GP1

Saúde

Dados do IBGE apontam que 20% da população do Piauí é usuário de tabaco

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), em todo o mundo o tabagismo é a principal causa de morte que poderia ser evitada.

Os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE sobre o consumo do tabaco por brasileiros apontam que 19,8% da população do Piauí é usuária dessa droga legalizada. O Piauí aparece como o terceiro maior consumidor do tabaco, índice abaixo somente dos estados do Acre, com 22,1%, Rio Grande do Sul, com 20,7% e Paraíba que apresentou 20,2% de usuários.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), em todo o mundo o tabagismo é a principal causa de morte que poderia ser evitada. Somente no Brasil o tabaco mata mais de 200 mil pessoas por ano, grande parte delas por problemas pulmonares ou respiratórios. O fumante passivo, que é obrigado a conviver com fumantes diariamente, fazem parte dos óbitos dessa estatística. Eles sofrem três vezes mais com a fumaça que sai da ponta do cigarro, já que não passa por filtro, o que intensifica o surgimento de doenças como o câncer de pulmão.

O cigarro, que possui cerca de 4.700 substâncias tóxicas, é o causador de diversas doenças como, por exemplo, o infarto, o Acidente Vascular Encefálico (AVE), hipertensão, trombose, lesionamento de veias e artérias do organismo que impedem a circulação e levam à amputação de membros. Isso sem falar nas gripes e tuberculose, que atacam com mais facilidade o organismo enfraquecido pelo consumo do tabaco.

O Câncer também é outro perigo causado pelo tabaco. Existem diversas substâncias cancerígenas no cigarro que atingem órgãos como boca, garganta, laringe, faringe, estômago, bexiga e o câncer de pulmão, o mais comum e fatal dentre eles. Um exemplo do perigo o tabagismo foi a recente notícia de que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, 64 anos, está com câncer na laringe motivado, sobretudo, pelo seu costume de fumar.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.