Fechar
GP1

Saúde

Secretária da Saúde pede engajamento da sociedade para redução de acidentes

De acordo com dados relatados pela secretária, nos últimos 10 anos o número de acidentes em todo o Brasil aumentou em mais de 700%.

 A secretária estadual da Saúde, Lilian Martins, afirmou, nesta sexta-feira (9), que a sociedade piauiense vive hoje uma epidemia de acidentes de trânsito e que é preciso engajamento de todos para uma efetiva redução. A declaração foi dada durante palestra educativa da Escola Piauiense de Trânsito (EPT), do Detran-PI, realizada na sede da Sesapi pelas comemorações da Semana Nacional do Trânsito.

De acordo com dados relatados pela secretária, nos últimos 10 anos o número de acidentes em todo o Brasil aumentou em mais de 700%. O número alarmante preocupa gestores, educadores e todos os setores da sociedade. “Hoje chegamos à consciência que temos que fazer algo para evitar os acidentes. O ideal seria sempre trabalhar sempre de forma preventiva, mas infelizmente as políticas públicas só acontecem depois dos fatos”, disse.

Lilian Martins destacou ainda o impacto econômico causado pela consequência dos acidentes para as cidades e para a população. “Os acidentes geram uma grande implicação para o Estado, com gastos em hospitais e previdência, mas não é só a questão financeira. É muito mais que isso. É a lesão psicológica e emocional que atinge as famílias e isso não tem preço”, pontuou.

A secretária ainda lembrou que é testemunha da dor que atinge as famílias que perdem entes nos acidentes de trânsito, devido à morte de seu filho há três anos. “Na maioria das vezes as pessoas conhecem os perigos e sabem dos cuidados que devem ter, mas enquanto não acontece nada com a gente, nós não nos sensibilizamos. Falando como uma pessoa que viveu a situação da perda é que peço o engajamento nessa causa. Vamos nos engajar com todos os órgãos, na nossa casa, com os amigos. Vamos ser chatos mesmo, mas por uma causa maior, da preservação da vida”, ressaltou Lilian Martins.

A diretora da Escola Piauiense de Trânsito, Gemma Barroso, que proferiu palestra no evento, destacou que a redução dos acidentes só será possível com a mudança de comportamento por parte das pessoas que compõem o trânsito. “É preciso um basta e a mudança começa internamente, pela mudança de comportamento e atitude. Os acidentes são evitáveis e o trânsito é um espaço de vida e não de vítimas”, concluiu Gemma Barroso.

A programação da Semana Nacional do Trânsito, realizada pela EPT, segue com palestras em escolas, empresas e instituições de ensino superior durante todo o mês. No dia 16 haverá o lançamento oficial da Semana, na sede do Detran, localizado ao lado do Estádio Albertão. Lilian Martins pede engajamento da sociedade para a redução de acidentes
Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.