Fechar
GP1

Saúde

Ato de solidariedade do Grupo Matizes lembra passagem do Dia Mundial de Combate à AIDS em Teresina

A mobilização do Matizes começa a partir das 9 horas deste sábado (1º), no pátio do Shopping da Cidade.

O Dia Mundial de Combate à AIDS, comemorado em 1° de dezembro, será lembrado pelo Grupo Matizes com um ato de solidariedade e de combate ao preconceito no Shopping da Cidade, um dos pontos de maior movimentação do Centro de Teresina. Na oportunidade, militantes do Matizes, do Grupo Piauiense de Travestis e Transsexuais (Gptrans) e a Organização Ponto de Equilíbrio, além de drag-queens, vão distribuir preservativos e material educativo para lembrar a importância da prevenção à doença.

A mobilização do Matizes começa a partir das 9 horas deste sábado (1º), no pátio do Shopping da Cidade. Marinalva Santana, da coordenação do grupo, explica que o objetivo é provocar as pessoas para a importância de ter uma atitude de combate e prevenção à AIDS. “Também queremos instigar as pessoas a repensarem seus preconceitos acerca da doença, ainda tratada por muitos como a "peste gay". É importante percebermos que, sem prevenção, todos nós estamos sujeitos ao vírus HIV”, ressalta a militante.

Música e apresentações de dança completam a programação do ato. A Organização Ponto de Equilíbrio ainda lançará uma cartilha e militantes das entidades envolvidas pretendem interagir como os frequentadores do Shopping da Cidade.

Durante a intervenção, o Matizes também distribuirá o manifesto da campanha "Nosso sangue pela igualdade", desenvolvida pelo grupo desde 2010, com o objetivo de alterar a Portaria do Ministério da Saúde que proíbe homens gays e bissexuais de doarem sangue. Na última segunda-feira (dia 26), dezenas de pessoas doaram sangue de forma voluntária como forma de apoio à campanha.

Pessoas do sexo masculino e com faixa etária entre 24 e 30 anos são o perfil mais recorrente de portadores de AIDS no Piauí, de acordo com dados da Coordenação de Doenças Transmissíveis da Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi). Nos últimos 32 anos – desde o início da epidemia - foram notificados 4.782 casos de AIDS no Piauí. No ano passado, o estado registrou 266 novas notificações.

De 2000 a 2009, 727 pessoas morreram, no Piauí, vítimas da doença. Pelas estimativas da Sesapi, 25 cidades concentram 80% dos casos de AIDS no estado, com destaque para Teresina, a campeã em novos diagnósticos. Parnaíba, Picos, Piripiri, Floriano, São Raimundo Nonato e Guadalupe também figuram nesta lista.

Curta a página do GP1 no facebook: http://www.facebook.com/PortalGP1
Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.