Fechar
GP1

Saúde

Piauí aparece fora da lista de risco para a dengue em relatório divulgado pelo Ministério da Saúde

Ainda segundo o relatório, dos 265 municípios que continuam em alerta, cinco estão no Piauí, que apresentou 10 cidades com resultado satisfatório em janeiro de 2012.

O Piauí está fora da lista que aponta os municípios que correm risco de ocorrência de surto da dengue. É o que aponta o relatório divulgado nesta segunda-feira (13) pelo Ministério da Saúde, divulgado pelo ministro Alexandre Padilha. Pela primeira vez em dois anos o estado não figura na lista. A capital, Teresina, também está fora da lista, ao contrário da cidade vizinha de Timon, no Maranhão, que aparece na relação. A última vez que o Piauí esteve fora da lista do Liraa (Levantamento de Infestação do Aedes aegypti) foi no ano de 2009.

O relatório divulga o ranking de 91 municípios que correm o risco de enfrentar surto da doença até o fim do verão. Em Palmas (TO), região central do país, a situação já é considerada de surto. No Nordeste, somente os estados do Piauí e do Rio Grande do Norte não aparecem com cidades relacionadas. Já a Bahia, o Maranhão e São Paulo concentram a maior incidência de municípios em risco no Brasil.

Ainda segundo o relatório, dos 265 municípios que continuam em alerta, cinco estão no Piauí, que apresentou 10 cidades com resultado satisfatório em janeiro de 2012. O estudo aponta também queda no número de casos de dengue e de mortes em função da doença. Os dados apontam a redução de 62% dos casos de dengue entre os dias 1º janeiro e 11 de fevereiro, equivalente a 40,4 mil casos, comparado ao mesmo período de 2011, com 106,3 mil registros.

O número de casos graves caiu 86% e o de mortes caiu de 95 em 2011 para 32 no começo deste ano. Porém, mesmo com as melhorias nos índices, o número de cidades com risco de surto, 91, é supera a previsão divulgada em dezembro, que era de 48. *Com informações da Agência Brasil

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.