Fechar
GP1

Saúde

Paciente demora a ser transferido por falta de combustível em duas ambulâncias em São João do Piauí

O prefeito disse que mesmo sem combustível nas ambulâncias disponibilizou um veículo do Samu para transferir o paciente

Uma briga envolvendo dois membros da mesma família por pouco não terminou em tragédia no município de São João do Piauí, sul do Estado. O filho tentou tirar a vida do próprio pai com uma arma de fogo, mas terminou atingindo o cunhado identificado como Francisco Batista de Oliveira, 26 anos, que se lançou à frente do sogro na tentativa de salvá-lo.

Ao chegar ao Hospital Estadual Teresina Nunes de Barro (HETNB) por volta das 15h de segunda-feira (18) , a vítima recebeu atendimento, mas necessitou ser transferida para Floriano por conta da gravidade do ferimento. No entanto, não havia combustível em nenhuma das duas ambulâncias do hospital e a família entrou em desespero. Depois de várias tentativas para conseguir o combustível, Francisco foi levado em uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), por volta das 18h.
Imagem: ReproduçãoAmbulâncias(Imagem:Reprodução)Ambulâncias

De acordo com entrevista concedida pela diretora do Hospital Estadual Teresina Nunes de Barro, Talita Alencar, ao portal pé de figueira, existe um termo de anuência entre o hospital e a prefeitura municipal de São Soão do Piauí, onde fica a cargo do HETNB a disponibilização da ambulância, motorista e uma técnica em enfermagem, enquanto o município fornece o combustível.

Em entrevista ao GP1, o prefeito Gil Carlos, desmentiu a diretora e disse apenas que existe um contrato com o Governo do Estado, que repassa aproximadamente R$ 65 mil para a Secretaria Municipal de Saúde, através da Sesapi. “A prefeitura não tem nenhum termo de anuência firmado com o hospital para fornecer combustível, mas sim um contrato com a Sesapi que destina aproximadamente R$ 65 mil para a secretaria municipal de saúde, que repassa o valor ao hospital”, alegou o prefeito.
Imagem: Bárbara Rodrigues / GP1Prefeito Gil Carlos (Imagem:Bárbara Rodrigues / GP1)Prefeito Gil Carlos

Indagado sobre a subutilização dos dois veículos naquele momento, o prefeito disse que foi uma questão pontual e garantiu que vai se reunir com a diretora do hospital e o Secretário de Saúde do Estado, Hernani Maia, para que isso não aconteça novamente.

Curta a página do GP1 no facebook: http://www.facebook.com/PortalGP1

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.