Fechar
GP1

Saúde

Prefeitura de Altos firma parceria para reformar e reequipar Hospital José Gil Barbosa

O deputado estadual Fernando Monteiro esteve no encontro e reforçou o pedido ao secretário

Em reunião na última terça-feira (19) na Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi), a prefeita de Altos Patrícia Leal solicitou ao secretário Ernani Paiva Maia a reforma e o reequipamento do Instituto de Saúde José Gil Barbosa. O deputado estadual Fernando Monteiro esteve no encontro e reforçou o pedido ao secretário.

Imagem: AscomReunião na Sesapi(Imagem:Ascom)Reunião na Sesapi


De acordo com Patrícia, a última reforma do Hospital de Altos foi 18 anos atrás, na gestão do prefeito Cézar Leal. De lá para cá, segundo a prefeita, o Instituto de Saúde não contou com a devida atenção por parte do poder público municipal, o que desencadeou uma série de prejuízos à população.

“Há anos a população precisa se deslocar para Teresina, Campo Maior e outras cidades para receber tratamento médico, já que Altos não oferece estrutura adequada. A situação da urgência e emergência do Hospital é caótica. Temos apenas uma ambulância. Não nascem mais altoenses em Altos, pois sequer há uma maternidade em nossa cidade. Enfim, os problemas são inúmeros”, lamenta.

Imagem: AscomReunião na Sesapi(Imagem:Ascom)Reunião na Sesapi


Além de Altos, o Instituto atende às populações de Coivaras, Novo Santo Antônio, Alto Longá e Beneditinos, o que totaliza uma demanda habitacional de cerca de 70 mil pessoas. O Instituto de Saúde José Gil Barbosa possui uma área de 1.600 metros quadrados, “o que representa uma excelente estrutura, na avaliação de técnicos que visitam o local”, afirma Patrícia.

“Buscamos apoio do Governo do Estado para a aquisição de equipamentos odontológicos – pois os atuais estão sucateados – e outros equipamentos modernos, bem como para uma reforma estrutural no Hospital, já que as paredes e o telhado estão caindo, o piso está se deteriorando, o sistema elétrico é precário, dentre outros vários problemas”, explica.

O secretário estadual de Saúde Ernani Paiva Maia destaca que “Altos é a nona cidade do Piauí em termos de demanda populacional para atendimento médico e que é necessário estruturar os municípios do entorno de Teresina não apenas para desafogar a saúde da capital, mas, principalmente, para prestar um serviço pronto, eficiente e de qualidade à população”.

Ernani Paiva se comprometeu a fazer uma visita ao Instituto de Saúde José Gil Barbosa nos próximos dias para averiguar a situação do local, e adiantou que, após a vistoria, reunirá as equipes do Governo do Estado e do município de Altos para montar um plano de ações para reestruturar o Hospital.

O secretário acrescentou que o Estado vai montar um serviço de ortopedia em Altos.
Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.