Fechar
GP1

Saúde

João Rodrigues diz que deixou unidade de saúde pronta e Luiz Lobão afirma que obra estava inacabada

A obra da unidade de saúde do Poty Velho foi inaugurada em dezembro de 2012 pelo então prefeito Elmano Férrer. Na última quarta-feira (7), Firmino Filho inaugurou unidade mista de saúde do Po

O prefeito Firmino Filho inaugurou na última quarta-feira (7) a Unidade de Saúde do bairro Poty Velho. A mesma unidade já havia passado por uma solenidade de inauguração no dia 14 de dezembro de 2012, na gestão do ex-prefeito Elmano Férrer.

Em entrevista ao portal GP1, o ex-presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS) João Rodrigues e o atual Luiz Lobão trocaram farpas sobre a inauguração que culminou em uma troca de placa com o nome dos gestores responsáveis pela obra. João Rodrigues disse que deixou a estrutura pronta e que acredita que a nova inauguração teve um cunho político, já o atual presidente Luiz Lobão afirma que foi deixada uma obra inacabada.
Imagem: Bárbara Rodrigues/GP1João Rodrigues(Imagem:Bárbara Rodrigues/GP1)João Rodrigues

A Unidade Básica de Saúde do Poty Velho funcionava em um prédio antigo e pequeno. O ex-prefeito Elmano Férrer deu início a construção de uma nova unidade que foi inaugurada pela primeira vez em dezembro de 2012, com recursos do Ministério da Saúde. Apesar da inauguração, a unidade só começou a funcionar sete meses depois através da segunda inauguração, dessa vez na gestão do prefeito Firmino Filho. Foram investidos mais de R$ 600 mil com recursos do PAC e deve atender a mais de 9 mil pessoas. A Unidade de Saúde possui três consultórios médicos, sala de curativos, nebulização, vacinas, entre outros.

Ex-presidente afirma que deixou estrutura pronta


Segundo João Rodrigues, a obra foi inaugurada em dezembro com toda a estrutura pronta, faltando apenas alguns detalhes como móveis e equipamentos. Ele afirma que a unidade não começou a funcionar logo porque era no final da gestão de Elmano Férrer e era dever da nova gestão dar continuidade ao trabalho.

“Como nós inauguramos já no final do ano, existia já uma quantidade de móveis já dentro da unidade, mas outros ainda seriam transferidos da unidade antiga, como o Recursos Humanos. Ficou faltando apenas a logística de início, pois não se podia deixar o outro posto sem funcionar por causa da transferência. Agora eles passaram sete meses para inaugurar novamente o posto. A gente nunca entrega uma obra 100%, a obra estava pronta para começar, mas tinha necessidade de fazer alguns ajustes, isso é natural, mas se passaram sete meses. A antiga unidade era super precária, a maior vontade da população era que ela saísse de lá, pois não tinha condições de funcionamento e nem espaço. Por isso que nós inauguramos, não era só por uma questão de inaugurar, era porque havia uma necessidade de fazer logo essa transferência”, explicou João Rodrigues.

O ex-presidente da FMS afirmou ainda que trocar a placa e fazer uma nova inauguração foi uma falta de respeito da nova gestão que deve dar continuidade aos trabalhos que foram realizados pelo ex-prefeito.
Imagem: Bárbara Rodrigues/GP1Local onde estava a antiga placa(Imagem:Bárbara Rodrigues/GP1)Local onde estava a antiga placa
“A questão não é sobre quem faz, essa é obrigação do gestor, de servir a população. A gente não faz nenhum favor para população ao construir uma unidade de saúde, um calçamento ou viaduto. Essa é obrigação do gestor. Não estamos querendo com isso ser o pai da coisa, de forma alguma, mas causa estranheza, pois foi uma obra que já foi inaugurada, e foi colocado como se a gente não tivesse participado. A gestão deve ser continuada e no Brasil nós sofremos muito com isso. A pessoa que assume não tem cuidado de olhar as boas obras dos outros. Isso também é ser competente. Olhar as obras dos outros e dar continuidade. Que dê continuidade as obras que deixamos, como projetos no HUT, um em especial é a do ambulatório do trabalhador que abrimos em quatro lugares e parece que só está funcionando em um hospital, pois o ambulatório funciona no período da noite, das 18hs as 22hs, onde a pessoa poderia fazer a sua consulta.O próprio Elmano, pegou projetos do PSDB e deu continuidade, como o Lagoas do Norte, que estava parado. Agora não se pode apagar uma ação anterior por uma simples ação política. Agora quando a gente faz, é claro que quer ter a alegria de ser reconhecido. A questão da placa, não é porque meu nome vai estar lá não, mas é uma questão de respeito.”, disse em entrevista ao portal GP1.

João Rodrigues finalizou afirmando que querendo ou não o prefeito Firmino está inaugurando obras iniciadas pelo Elmano Férrer e negou novamente que deixou uma unidade sem condições de funcionar.

“Tudo bem, a unidade estava em transição, mas a estrutura física estava pronta e porque passaram sete meses para inaugurar? Chegaram a dizer que tínhamos alugado móveis. Isso não existe. A gente faz as coisas com base na licitação. Eles deviam ter feito a unidade funcionar ainda no mês de janeiro. Aí caracteriza que foi uma obra inaugurada para o aniversário de Teresina. Todas as unidades básicas que estão sendo inauguradas agora foram planejadas, pensadas e construídas na gestão do Elmano. Eles não tiveram tempo cronológico para fazer nada. Deixamos 7 unidades semiprontas. Nessa sim vão colocar a placa porque não estavam prontas, mas não vai deixar de ter aí o DNA do Veín”, disse João Rodrigues que afirmou que acredita que tudo não passou de uma ação política. “Eu não queria afirmar, mas a evidência mostra isso”, disse.

Luiz Lobão afirma que obra estava inacabada


Segundo Luiz Lobão a unidade, apesar de ter passado por uma solenidade de inauguração, não estava nos padrões reconhecidos pelo Ministério da Saúde. Sem estar nos padrões, a unidade não teria sido considerada inaugurada pelo próprio Ministério, já que mesmo após a inauguração é preciso que o órgão federal reconheça que ele está apto para funcionamento e assim oficialmente inaugurado, o que não teria acontecido.
Imagem: Bárbara Rodrigues/GP1Luiz Lobão(Imagem:Bárbara Rodrigues/GP1)Luiz Lobão
“Essa que foi feita agora é que foi a verdadeira inauguração. Na verdade, eles inauguraram várias obras inacabadas, entre elas, essa do Poty Velho. Quando eles inauguraram não tinha rampa de acesso, sem portas internas, sem pias, pintura desgastada, sem alguns vasos sanitários, entre outras coisas. A obra estava inacabada. Para o Ministério da Saúde, a obra é dada inaugurada quando se faz a entrega para a população e se paga a última parcela. A entrega foi agora nessa semana e a última parcela será agora. Existe até uma fiscalização do CREA que dá a obra como concluída e autoriza a liberação da verba junto ao Ministério da Saúde e isso só será feito agora. Então ela não estava concluída. De janeiro para cá nós tivemos que ir atrás de repasses para construtoras que estavam com pagamentos atrasados, todas tinham parado de trabalhar porque não tinham sido pagas no final do ano. Então tivemos que retomar a obra, com novas planilhas de custo. Por isso que demorou um pouco, houve uma desorganização na gestão passada. Só começamos a conversar com as construtoras de março para cá”, disse Luiz Lobão.

Luiz Lobão afirmou também que a unidade estava sem condições de funcionamento.“Quero saber do João Rodrigues cadê os equipamentos odontológicos para funcionar? Não tinha. Não tinha uma cadeira, uma mesa para o médico atender. Na verdade houve um contrato de boca com os fornecedores dos equipamentos. Como vou pagar equipamentos que não foram licitados, foi uma coisa de boca. Só se compra as coisas com licitação”, disse.
Imagem: Bárbara Rodrigues/GP1Nova placa(Imagem:Bárbara Rodrigues/GP1)Nova placa
Lobão negou que a nova inauguração tenha acontecido por causa de um questão política. “Não teve coisa alguma com política. Eu tenho as provas. Política foi o que fizeram ao entregar uma obra inacabada. Uma unidade de saúde não é só parede e teto. Lá não tinha uma área de recursos humanos e tivemos que chamar concursados, isso leva tempo. Uma administração que se preze inaugura uma obra com transparência, onde depois de inaugurada a população já possa usar. Eu só entreguei agora, porque só agora tive condições de botar o pessoal para trabalhar lá. Não tem nada aqui de política, até porque a eleição foi ganha em outubro. Se ele quer aproveitar essa oportunidade para criar um fato político, é outra coisa. Não quero ficar discutindo com o João Rodrigues. Só falo que, se a obra estava inaugurada, porque o pessoal não começou a trabalhar? Foi uma obra inacabada. Acabou conversa. Não se inaugura uma obra inacabada”, finalizou Luiz Lobão em entrevista ao portal GP1.

Veja abaixo as fotos cedidas pela FMS que mostram como a unidade foi recebida


Imagem: DivulgaçãoBanheiros estavam inacabados(Imagem:Divulgação)Banheiros estavam inacabados
Imagem: DivulgaçãoPortas sem acabamento e equipamentos se deteriorando(Imagem:Divulgação)Portas sem acabamento e equipamentos se deteriorando
Imagem: DivulgaçãoConsultórios inacabados(Imagem:Divulgação)Consultórios inacabados
Imagem: DivulgaçãoFoi preciso fazer a limpeza do terreno(Imagem:Divulgação)Foi preciso fazer a limpeza do terreno
Imagem: DivulgaçãoAusência de portas(Imagem:Divulgação)Ausência de portas
Imagem: DivulgaçãoCalçada da unidade(Imagem:Divulgação)Calçada da unidade

Unidade em funcionamento

Imagem: Bárbara Rodrigues/GP1Unidade de saúde já está funcionando(Imagem:Bárbara Rodrigues/GP1)Unidade de saúde já está funcionando
Imagem: Bárbara Rodrigues/GP1Equipe da unidade(Imagem:Bárbara Rodrigues/GP1)Equipe da unidade
Imagem: Bárbara Rodrigues/GP1Fachada da Unidade de Saúde(Imagem:Bárbara Rodrigues/GP1)Fachada da Unidade de Saúde

Clique aqui e veja a matéria publicada no site da prefeitura em dezembro de 2012 quando Elmano Férrer inaugurou a unidade mista de saúde do Poty Velho

Clique aqui
e veja matéria publicada no site da prefeitura na última quarta-feira (7) quando Firmino Filho inaugurou a unidade mista de saúde do Poty Velho

Curta a página do GP1 no facebook: http://www.facebook.com/PortalGP1
Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.