Fechar
GP1

Saúde

Fundação Municipal de Saúde orienta sobre cuidados para evitar a dengue e chikungunya

Muitas famílias viajam e a casa fechada pode se transformar em criadouro do mosquito Aedes Aegypti.

A chegada das festas de final de ano e do período de chuvas faz aumentar a preocupação com os casos de dengue na cidade. Muitas famílias viajam e a casa fechada pode se transformar em criadouro do mosquito Aedes Aegypti. É importante antes de viajar verificar se a lixeira está fechada, se não tem material impedindo a água de correr pelas calhas, se no quintal não tem nenhum objeto que acumule água e observar também, se a caixa dágua está tampada.
Imagem: DivulgaçãoAmariles Borba(Imagem:Divulgação)Amariles Borba
Segundo a Diretora de Vigilância em Saúde da Fundação Municipal de Saúde, Amariles Borba, em cinco dias a larva pode virar um mosquito adulto e contaminar as pessoas. “Antes de sair e ao voltar de uma viagem, mesmo rápida, devemos ter o cuidado de eliminar possíveis focos do mosquito. Até os vasos sanitários e os ralos dos banheiros devem ficar tampados quando não estão em uso constante”, alerta a diretora.

Este ano a preocupação com as ações preventivas aumentaram por causa da febre chikungunya, que registrou os primeiros casos no Brasil e também é transmitida pelo Aedes Aegypti. A chikungunya é uma doença infecciosa caracterizada por febre acima de 39 graus, dor de cabeça, dores intensas e inchaço nas articulações das mãos e dos pés.

As dores articulares podem durar até 3 anos e uma mesma pessoa pode ter dengue e chikungunya ao mesmo tempo. “O perigo aumentou e a população tem que ser nossa parceira no combate aos criadouros do mosquito. Se não tem o mosquito, não tem a doença”, destaca Amariles Borba.

Desde o início de dezembro, a Fundação Municipal de Saúde em parceria com as Superintendências de Desenvolvimento Urbano está realizando mutirões de limpeza em vários bairros de Teresina. Os moradores são convocados a realizar uma limpeza geral nas áreas internas e externas da casa e colocar o lixo na calçada para ser recolhido pelos caminhões. Os mutirões vão até janeiro de 2015.

Curta a página do GP1 no facebook: www.facebook.com/PortalGP1
Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.