Fechar
GP1

Saúde

Pedestres são os que mais correm risco no trânsito, alerta Detran

Dentre as ações que o órgão desempenha nesse sentido estão as palestras e blitzen educativas.

Os pedestres são o alvo mais fácil no trânsito. Atrás apenas dos motociclistas, eles são considerados a segunda maior vítima de acidentes, os mais vulneráveis. Segundo o relatório do Projeto Vida no Trânsito (PVT), realizado pela Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans), em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran-PI) e Fundação Municipal de Saúde (FMS), foram registradas 14 mortes de pedestres e 94 foram hospitalizados em estado grave apenas no primeiro semestre de 2015.

Para combater essa estatística, o Detran, por meio da Escola Piauiense de Trânsito (EPT), realiza ações que visam conscientizar a população para o respeito ao pedestre. “Nós continuamos insistindo na educação como forma de modificar o comportamento dos condutores e pedestres no trânsito, para obter um trânsito mais harmônico e seguro para todos”, explicou a diretora da EPT, Jeovanna Moura.

Dentre as ações que o órgão desempenha nesse sentido estão as palestras e blitzen educativas. “As palestras são uma oportunidade de conscientizar a população que todos somos pedestres no trânsito e que devemos nos cercar de cuidados para garantir a segurança, já que o pedestre está mais vulnerável em caso de acidentes”, informa a diretora da EPT.

Durante as blitzen educativas, o Detran aborda condutores e chama a atenção para a prática de uma postura mais cidadã no trânsito. “É um momento de relembrar os condutores de respeitarem as faixas de pedestres, não estacionar indevidamente, para não bloquear a passagem dos pedestres e outras atitudes que fazem a diferença para preservar a segurança dos pedestres”, ressalta Jeovanna Moura.

O relatório do PVT aponta ainda que a maior parte dos pedestres que foram a óbito foi atropelada por motocicletas e os hospitalizados em estado grave foram mais vitimados por automóveis.

O Detran-PI está intensificando suas ações educativas e fiscalizatórias para combater essas estatísticas e assegurar vidas.
Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.