Fechar
GP1

Saúde

Henrique Pires vai tratar sobre saneamento em reunião na APPM

Segundo Henrique Pires, a reunião visa cobrar dos prefeitos das cidades piauienses a implantação dos planos de saneamento.

Na próxima segunda-feira (12), o presidente da Fundação Nacional de Saúde, Henrique Pires, vai participar de uma reunião na Associação Piauiense de Municípios para tratar sobre saneamento básico. Além dos prefeitos municipais, também devem participar a Diretora de Vigilância em Saúde da Fundação Municipal de Saúde de Teresina, Amariles Borba, procuradores que atuam na esfera social em Brasília e técnicos de diversos estados do país. A reunião deve ter início às 9h.

Segundo Henrique Pires, a reunião visa cobrar dos prefeitos das cidades piauienses a implantação dos planos de saneamento. “Uma coisa que é importante: saneamento é saúde e os prefeitos do Piauí não estão dando a atenção devida para essa área, fazendo os planos municipais de saneamento, fazendo controle social do saneamento. Nós mandamos para o Governo do Estado R$ 16 milhões no final do ano, selecionamos mais de 100 municípios para fazer os planos municipais e os prefeitos estão colaborando muito pouco, eu acredito que seja por falta de informação, jamais por má vontade”, disse.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Henrique PiresHenrique Pires

O presidente da Funasa informou que a falta de saneamento é o maior problema enfrentado pela saúde, pois acarreta o aparecimento de doenças como as transmitidas pelo mosquito aedes aegypti. “No que se mais gasta é com a saúde e o maior ralo é pela falta de saneamento, falta de água em quantidade e qualidade suficiente, falta de um banheiro. No Brasil ainda temos 1,5 milhão, de acordo com o IBGE, de casas que não têm banheiro, sem levar em conta que quando o IBGE chega na casa ele não vai lá dentro da casa da pessoa, e muitos dizem que têm banheiro até por própria vergonha, para não dizer que não tem um banheiro em casa. Você atrela isso a questão do zika vírus, da chikungunya e da dengue, todas essas doenças o aedes aegypti transmite e não existe solução no universo que não seja através do saneamento”, afirmou.

Henrique Pires declarou que os município piauienses não estão dando a devida atenção ao assunto. “Simplesmente a atenção do Piauí não está sendo correspondente à gravidade do assunto. Então nós vamos tratar exatamente disso, vamos ter a Amariles Borba, que é uma pessoa que entende muito dessa área de prevenção, vamos estar com os procuradores de Brasília nessa esfera de controle social e com técnicos de Brasília e de outros estados tratando da questão dos planos municipais de saneamento”, informou.

O presidente da Funasa também afirmou que outro grande entrave é a dificuldade no abastecimento de água e disse que já se reuniu com o presidente Michel Temer para tratar sobre o assunto. “Eu falei até pro presidente Michel [Temer] há alguns dias, levei essas explanações para ele”, falou.

Henrique Pires ainda declarou que os municípios ficaram sem receber recursos caso não se adequem a legislação. “Eles [municípios] tem que se adequar à legislação, têm que fazer o controle social do município senão não vem mais nem 1 real para água, nem para banheiro, nem para drenagem é zero. Tem que ter o plano”, finalizou.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.