Fechar
GP1

Saúde

Vacina da gripe está disponível a toda população em 15 estados

Com 76,7% do público-alvo vacinado, ainda há um estoque disponível de 10 milhões de doses.

A partir desta segunda-feira (05), a vacina contra a gripe está disponível para toda a população. Na última sexta-feira (02), o Ministério da Saúde liberou a vacina para as pessoas que estão fora dos grupos prioritários e orientou estados e municípios a ofertarem a vacina para todas as faixas etárias, enquanto durarem os estoques. Com 76,7% do público-alvo vacinado, ainda há um estoque disponível de 10 milhões de doses. Cada estado ou município tem autonomia para decidir sobre a liberação da vacina.

Os estados do Acre, Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Roraima, Santa Catarina, Sergipe, Maranhão e Rondônia e Distrito Federal confirmaram a liberação da vacina para toda a população.

Já os estados de Alagoas, Amapá, Ceará, Pernambuco e São Paulo não irão liberar a vacina pelo Sistema Único de Saúde.

De acordo com a Agência Brasil, a campanha segue até esta sexta-feira (9). O Ministério da Saúde tem como meta vacinar 90% do público-alvo, mas até o momento, nenhum grupo prioritário atingiu o índice, que inclui crianças de 6 meses a menores de 5 anos; pessoas com 60 anos ou mais; trabalhadores de saúde; povos indígenas; gestantes e puérperas (mulheres até 45 dias após o parto); população privada de liberdade; funcionários do sistema prisional; pessoas com doenças crônicas não transmissíveis ou outras condições clínicas especiais; e professores.

  • Foto: Divulgação/AscomVacinação contra a gripeVacinação contra a gripe

A pasta ressalta que o público-alvo deve se imunizar para evitar a gripe e seus possíveis agravamentos. O Amapá é o único estado que atingiu a meta até este momento, com 95,6% do público-alvo vacinado.

As doses da vacina estão disponíveis nos postos de saúde em todo o país. A imunização protege contra os três sorotipos do vírus da gripe determinados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para este ano: H1N1, H3N2 e Influenza B. Segundo o Ministério da Saúde, estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% e 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza.

Piauí

A Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) afirmou que a liberação não começa nesta segunda-feira, pois nessa data será feita uma reunião para definir os detalhes. A Fundação Municipal de Saúde de Teresina afirmou que nãovai disponibilizar a vacina para toda população, mantendo a campanha apenas para o público-alvo.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.