Fechar
GP1

Saúde

Covid-19 é dez vezes mais letal em pessoas com síndrome de Down

Estudo da Universidade de Oxford destacou que vulnerabilidade está relacionada a diferenças imunológicas e genes a mais.

A covid-19, doença causada pelo coronavírus, é dez vezes mais mortal em pessoas com síndrome de Down, segundo um estudo publicado em outubro pela Universidade de Oxford, no Reino Unido, divulgado nesta terça-feira, 15, em reportagem da revista Science.

De acordo com os pesquisadores, a vulnerabilidade pode estar ligada a anormalidades imunológicas, combinadas com cópias extras de genes-chave. Pessoas com síndrome de Down têm três cópias do cromossomo 21, ao invés das duas habituais.

“Essa população precisa de políticas de proteção”, afirmou à revista Julia Hippisley-Cox, epidemiologista da faculdade de medicina de Oxford e autora do estudo.

No começo de dezembro, o Comitê Conjunto de Vacinação e Imunização do Reino Unido – United Kingdom’s Joint Committee on Vaccination and Immunisation (JCVI) – recomendou prioridade às pessoas com síndrome de Down na vacinação.

No Brasil, os planos de imunização do governo federal e do governo de SP não têm estratégia ou ação específica para pessoas com deficiência.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.