Fechar
GP1

Saúde

Coronavírus: um bilhão de pessoas estão confinadas no mundo

Estimativa leva em conta pessoas em suas casas em 35 países, incluindo 600 milhões por ordens obrigatórias de governos.

Quase um bilhão de pessoas em todo o mundo estão confinadas em suas casas por causa do surto de Covid-19 (coronavírus), com medidas de bloqueio já impostas em várias partes da Europa, Estados Unidos, América Latina e Ásia. A pandemia destruiu completamente vidas em todo o planeta, restringindo movimentos, fechando escolas e forçando milhões a trabalhar em casa.

Enquanto o presidente Donald Trump insistia que os Estados Unidos estavam "vencendo" a guerra contra o vírus, estados aumentaram drasticamente as restrições, como Nova York e Illinois se juntando à Califórnia para ordenar que os moradores fiquem em casa.

O número de mortos pelo vírus ultrapassou os 14 mil em todo o mundo, com 4 mil apenas na Itália, país mais atingido até agora, onde o premiê Giuseppe Conte ordenou uma restrição ainda maior na quarentena. A estimativa de um bilhão de pessoas confinadas em suas casas em 35 países ao redor do mundo - incluindo 600 milhões cercados por ordens obrigatórias de bloqueio do governo - foi feita pela AFP.

França, Itália, Espanha e outros países europeus ordenaram que as pessoas ficassem em casa, ameaçando multas em alguns casos, enquanto a Baviera se tornou a primeira região da Alemanha a pedir um bloqueio. O Reino Unido, alinhando-se com seus vizinhos da UE, também anunciou restrições mais duras, dizendo aos bares, restaurantes e teatros para fechar e prometendo ajudar a cobrir os salários dos trabalhadores afetados.

Medidas rígidas de confinamento em toda a Europa seguem o modelo estabelecido pela China, como um bloqueio imposto na província de Hubei, da qual Wuhan é a capital, parecia ter valido a pena. A Europa agora responde por mais da metade das mortes do mundo relacionadas ao Covid-19.

No entanto, é difícil encontrar números precisos, pois muitos dos que morrem sofrem de outras doenças e as taxas de infecção são incertas devido à falta de testes em muitos países. A famosa praia de Bondi, na Austrália, também foi fechada depois que os banhistas lotaram o local, desafiando as ordens do governo para evitar reuniões ao ar livre não essenciais.

"Isso não é algo que estamos fazendo porque somos a 'polícia divertida' ... trata-se de salvar vidas", disse David Elliott, ministro da Polícia do estado de Nova Gales do Sul. Com os temores de vírus dominando os Estados Unidos, seu maior estado da Califórnia - com mais de 1.000 casos e 19 mortes - disse a seus 40 milhões de habitantes para ficar em casa.

O estado de Nova York, que registrou mais de 7.000 casos e 39 mortes, seguiu o exemplo na sexta-feira, ordenando que seus quase 20 milhões de habitantes façam o mesmo a partir da noite de domingo. Trump aplaudiu as decisões de Nova York e Califórnia, mas disse que não achava necessário um bloqueio nacional.

Capital da França, Paris também impôs sérias restrições à circulação de pessoas Foto: Christophe ARCHAMBAULT / AFP

"São realmente duas estufas de pessoas", disse ele. "Acho que nunca acharemos necessário (um bloqueio nos EUA)". Logo após o presidente falar, o governador de Illinois ordenou que os residentes do estado do centro-oeste ficassem em casa e o governador de Connecticut fez o mesmo.

As restrições até agora impostas em sete estados cobrem cerca de 100 milhões de pessoas, com as três cidades mais populosas do país - Nova York, Los Angeles e Chicago - sob bloqueio. Trump também anunciou sexta-feira que os EUA e o México concordaram em restringir viagens não essenciais através de sua fronteira.

E os legisladores dos EUA na noite de sexta-feira perderam o prazo para chegar a um acordo sobre um pacote de emergência de US$ 1 trilhão, em meio a temores de consequências econômicas generalizadas por causa da pandemia. No sábado, a China não registrou novas infecções locais pelo terceiro dia consecutivo, e a OMS disse que a cidade chinesa de Wuhan, onde o vírus surgiu no final do ano passado, oferece um vislumbre de "esperança para o resto do mundo".

Mas há preocupações crescentes com uma nova onda de infecções "importadas" na região, com Hong Kong registrando 48 casos suspeitos na sexta-feira - seu maior salto diário desde o início da crise. Muitos deles têm uma história recente de viagens para ou da Europa.

Em um sinal do centro de mudança da crise, a China enviou suprimentos médicos para países europeus que lutam para lidar com a pandemia, incluindo a Grécia, que recebeu 500 mil máscaras médicas de Pequim no sábado. A sombra do vírus também está aumentando em toda a África e no Oriente Médio.

O Congo registrou sua primeira morte no sábado, enquanto Burkina Faso registrou duas novas mortes, elevando para cinco o número total de mortes na África subsaariana. Os casos chegam a mais de 1 mil em toda a África, onde os sistemas de saúde são frágeis e o distanciamento social não é possível em muitas cidades lotadas.

No Irã, que registrou 123 novas mortes no sábado, o líder supremo Aiatolá Ali Khamenei e o presidente Hassan Rouhani prometeram que o país superaria o surto - mas ainda se recusavam a se juntar ao resto do mundo impondo restrições pesadas.

O país tem mais de 1.500 mortes e cerca de 20.000 infecções.Na América Latina, Cuba e Bolívia anunciaram que estão fechando suas fronteiras e a Colômbia disse que começará o isolamento obrigatório a partir de terça-feira.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.