Fechar
GP1

Saúde

Piauí tem aumento de 5.417,7% nos casos de chikungunya, diz Sesapi

Os dados foram divulgados nesta segunda e ainda revelam aumento expressivo nos casos de dengue.

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) disponibilizou, nesta segunda-feira (06), o Boletim Epidemiológico referente a 21ª semana epidemiológica de 2022. Os dados mostram que o Piauí sofreu um aumento de 765,8% no número de caso de dengue registrados em um ano. Sobre a chikungunya, o boletim aponta que o crescimento foi ainda maior, com um aumento expressivo de 5.417,7%.

Devido a gravidade dos aumentos, o secretário de Estado da Saúde, Antônio Neris Júnior, clama pelo apoio da população no enfrentamento ao Aedes aegypti. “A literatura e as fiscalizações mostram que mais de 80% dos criadouros detectados estão localizados em ambientes domésticos. Precisamos que a população trabalhe junto da Sesapi e de nossos municípios para que ocorra uma redução nos casos notificados. Somente com esse trabalho em conjunto poderemos vencer o mosquito Aedes e consequentemente a dengue e a chikungunya”, pontuou o secretário.

Foto: Divulgação/AscomNeris Júnior
Neris Júnior

Em relação ao Zika vírus o estado apresentou redução 15,4% no número de casos notificados. De acordo com a Sesapi, um total de 11.766 casos foram notificados em 195 municípios em 2022, enquanto no ano passado, foram 1.359 casos notificados em 83 municípios. Nesta 21° semana epidemiológica os sistemas de notificação apresentaram 10 óbitos confirmados por dengue no estado.

Novo Santo Antônio; Antônio Almeida; Patos do Piauí; Simplício Mendes e Wall Ferraz são os cinco municípios piauienses, que na 21° semana epidemiológica, apresentaram as maiores incidências de casos de dengue por 100 mil habitantes.

No que é referente aos números de chikungunya no estado, o boletim aponta que na 21° semana epidemiológica foram notificados 4.359 casos em 114 municípios, enquanto que em 2021 foram 79 notificações em 20 municípios. Monsenhor Hipólito; Alagoinha do Piauí; Simplício Mendes; Vila Nova do Piauí e Alegrete do Piauí são os cinco municípios piauienses com maior incidência de casos por 100 mil habitantes.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.