Fechar
GP1

Saúde

Associação reprova marcas de creatina no Brasil; veja lista!

O nutricionista Diego Rocha destacou que os fabricantes utilizam o método para preencher o produto.

O estilo de vida saudável cresceu no pós-pandemia, o que despertou o retorno do público às academias e aos treinos. Com isso, a procura por suplementos proteicos aumentou de forma exponencial.

Nos últimos meses, o público sentiu o aumento dos preços desses produtos devido ao intenso consumo. Porém, com a demanda alta, a Associação Brasileira das Empresas de Produtos Nutricionais pediu uma auditoria das creatinas e constatou irregularidades.

Foto: Leonor Evaristo/ GP1Alta de preços da creatina desperta curiosidade nos consumidores
Alta de preços da creatina desperta curiosidade nos consumidores

Em entrevista ao GP1, o nutricionista Diego Rocha, falou sobre as anormalidades encontradas nas creatinas pela ABENUTRI. “Hoje a gente vê margens de creatinas de R$ 100 até R$ 200, que varia muito. Daí surgiu a necessidade da ABENUTRI fazer essas auditorias, porque é o mesmo produto sendo vendido com uma diferença de preços absurda, então é porque tem algo de errado. Essas creatinas que não foram aprovadas, normalmente as fábricas colocam outra coisa que não seja creatina, as vezes amido de milho ou outro carboidrato e as pessoas que não têm conhecimento acabam sendo enganadas e comprando”, afirmou o especialista.

O profissional também argumentou sobre a importância do consumidor se atentar a aprovação do produto pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). “A Anvisa ainda dá uma margem de erro para os fabricantes de 20%. Com a dose diária de 3 gramas, é aceitável pela legislação até 2,4g (para menos) ou até 3,6g para mais, ou seja, 0,6g seriam os 20% de 3g", destacou o nutricionista.

Foto: Reprodução/ ABENUTRIMarcas reprovadas pelo  PROGRAMA DE AUTOMONITORAMENTO DO MERCADO DE SUPLEMENTOS – PAM
Marcas reprovadas pelo PROGRAMA DE AUTOMONITORAMENTO DO MERCADO DE SUPLEMENTOS – PAM

Nas redes sociais, os consumidores reclamaram e destacaram a diferença de preço entre o ano de 2018 e 2023.

Para que serve a creatina?

A creatina é uma substância naturalmente produzida pelo corpo, pelos rins, pâncreas e fígado e fornece energia para os músculo, o que melhora o desempenho físico, aumentando a massa muscular e prevenindo doenças crônicas. A creatina está presente em alimentos como peixe, carne, frango, leite e derivados.

A creatina também é encontrada, em maiores concentrações, na forma de suplementos em cápsula ou em pó, que podem ser ingeridos antes ou depois dos treinos. Porém, ao ingerir a creatina, é recomendado também comer alimentos fontes de carboidratos. Isso porque esses alimentos melhoram a absorção e o uso da creatina pelos músculos.

Benefícios

Aumento da massa muscular

Melhora da recuperação muscular

Prevenir doenças crônicas

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.