Fechar
GP1

Saúde

Paciente é curada do HIV após transplante de células-tronco nos EUA

Cientistas buscaram um doador que possuía mutação no gene CCR5, que impede que o HIV ataque as células.

Cientistas conseguiram curar uma paciente com HIV, moradora de Nova York, nos Estados Unidos. O caso foi publicado na renomada revista científica Cell, nessa quinta-feira (17). Essa seria a quarta vez na história que uma pessoa consegue ser curada do vírus da Aids.

A paciente, que tinha câncer no sangue, passou por um transplante de células-tronco e, após 30 meses, os autores do estudo observaram que ela, mesmo sem fazer uso das medicações antirretrovirais, não tinha mais HIV em seu organismo.

Segundo a pesquisadora Yvonne Bryson, autora do estudo, a mulher está bem. Embora o procedimento não possa ser a todos os pacientes, o resultado da pesquisa acende mais uma vez a esperança para pessoas que vivem com HIV/Aids.

Entenda

A cura para HIV/Aids por meio do transplante de células-tronco se dá da seguinte forma: os médicos e cientistas buscam um doador compatível que possua uma mutação específica no gene CCR5, que impede que o HIV ataque as células. As células-tronco do doador substituem as do paciente com HIV, fazendo com que seu organismo adquira resistência contra o vírus.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.