Fechar
GP1

Saúde

Anvisa aprova nova vacina contra a dengue no Brasil

A nova vacina é composta por quatro diferentes sorotipos do vírus, garantindo uma ampla proteção.

Nesta quinta-feira (2), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou a primeira vacina contra a dengue, desenvolvida pela empresa farmacêutica japonesa Takeda. O produto foi batizado como Qdenga e teve eficácia em 80% nos estudos clínicos.

Esse é o segundo imunizante contra a doença a receber registro no Brasil. Porém, esse é o primeiro indicado para uso amplo entre a população entre 4 e 60 anos, com ou sem histórico prévio de dengue. A vacina aprovada anteriormente (Dengvaxia) só pode ser utilizada por quem já teve dengue.

A Qdenga protege contra os quatro sorotipos do vírus transmitido pelo mosquito Aedes aegypti. Segundo a Anvisa, a vacina será subcutânea e dividida no esquema de duas doses, com intervalo de três meses entre as aplicações.

“A demonstração da eficácia da vacina Qdenga tem suporte principalmente nos resultados de um estudo de larga escala, de fase três, randomizado e controlado por placebo, conduzido em países endêmicos para dengue com o objetivo de avaliar a eficácia, segurança e imunogenicidade da vacina”, justificou a Anvisa.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.