Fechar
GP1

Saúde

Especialista alerta para importância do acompanhamento oftalmológico

O médico Samuel Gonçalves alerta a população para se consultar com ostalmogista periodicamente.

Neste domingo (07) é celebrado o Dia Nacional do Oftalmologista. Sendo uma boa data para lembrar a necessidade dos cuidados com a saúde dos olhos. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 60% a 80% dos problemas de visão são evitáveis mediante diagnóstico precoce.

Em entrevista ao GP1, o oftalmologista e Presidente da Sociedade Piauiense de Oftalmologia, Samuel Gonçalves, reforçou a importância de manter a saúde ocular, além de estar sempre em contato com o profissional da área para contribuir para uma melhor qualidade de vida. Ele atende na Clínica na Oftalmed, em Teresina.

“Neste dia, precisamos que a população saiba que precisa se consultar com o oftalmologista periodicamente. As pessoas com idade superior a 40 anos precisam realizar o exame oftalmológico", afirma o especialista.

Samuel alertou ainda para outras doenças que causam cegueira como glaucoma, que é frequente. Ele relatou que nacionalmente o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) realiza a campanha auto intitulada 24h pelo glaucoma que será realizada no dia 20 de maio pelo canal do youtube da entidade. “Vamos lembrar que maio é o mês da prevenção do glaucoma, e o CBO vai realizar uma campanha 24h pelo glaucoma com objetivo de conceituação sobre a doença”, completa.

Foto: Reprodução/FacebookOftalmologista e Presidente da Sociedade Piauiense de Oftalmologia - Samuel Ribeiro Gonçalves
Oftalmologista e Presidente da Sociedade Piauiense de Oftalmologia - Samuel Ribeiro Gonçalves

O que é saúde ocular?

É chamada de saúde ocular o cuidado com os olhos. Esse órgão é composto por milhões de células que são responsáveis por receber as ondas luminosas e as transformam em impulsos nervosos que são compreendidos pelo cérebro e se transformam no que enxergamos. Para podermos enxergar, esse órgão complexo precisa estar funcionando adequadamente.

Problemas mais comuns

No Brasil, os problemas mais comuns de visão são o astigmatismo e a miopia, que em geral podem ser resolvidos com um par de óculos ou de lentes de contato. Conjuntivite também é algo corriqueiro, onde impera a poluição do ar; lembrando que para cada tipo de deficiência ocular, é necessário um diagnóstico do oftalmologista.

Doenças como catarata (opacidade parcial ou total do cristalino em um ou ambos os olhos), glaucoma (aumento da pressão intraocular), retinopatia diabética (provocada pelo diabetes, compromete o fundo do olho), degeneração macular (provoca perda no centro do campo de visão devido a danos na retina) e diversas outras podem ser evitadas, prevenidas e tratadas, algumas por meio de cirurgias, com chances reais de sucesso, devido aos novos conhecimentos e recursos tecnológicos e terapêuticos atualmente disponíveis.

Exames

O popular “exame de vista” verifica como o paciente enxerga e se há necessidade do uso de óculos ou lentes para driblar a miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia. O ideal é que esse exame, chamado pela comunidade médica de “refração”, seja realizado anualmente. Para crianças com menos de dois anos, podem ser necessários de dois a três encontros anuais com o oftalmologista.

Pessoas com idade superior a 40 anos precisam levar a saúde ocular mais a sério e sempre incluir a oftalmologia no check-up médico anual. Com o avanço da idade, naturalmente as estruturas oculares também envelhecem, e isso oferece riscos para o surgimento de doenças. Durante a consulta com o oftalmologista, o médico pode solicitar exames importantes para aferir a pressão ocular e avaliar as condições gerais dos olhos.

Atenção!

Portanto, fique de olhos bem abertos: caso tenha sentido alguma alteração ou problema de visão, procure a Unidade Básica de Saúde mais perto da sua casa para ser orientado e encaminhado corretamente para o serviço de referência mais adequado ao seu caso.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.