Fechar
GP1

Saúde

Brasil ganha laboratório pioneiro de combate ao câncer

Novo centro de pesquisa no país possibilitará tratamentos mais eficientes contra a doença.

A rede de laboratórios D'Or anunciou a inauguração de um centro de pesquisa em biologia molecular que está sendo considerado pioneiro na América Latina. Essa nova estrutura tem o potencial de aumentar a eficiência no tratamento contra o câncer no Brasil, uma vez que até então as análises eram enviadas para laboratórios especializados localizados no exterior, o que resultava em um prazo de entrega dos resultados de até 45 dias.

Os exames realizados nesse laboratório são de extrema importância para o tratamento do câncer, pois fornecem aos médicos um panorama dos processos moleculares que ocorrem nas células cancerígenas. Essa informação possibilita o acompanhamento das alterações que levam ao desenvolvimento da doença e auxilia na elaboração de tratamentos personalizados.

Fernando Soares, diretor médico do Departamento de Anatomia Patológica da Rede D'Or São Luiz, ressaltou a importância desses exames, afirmando que "a oncologia não se move sem esse tipo de exame. Boa parte dos pacientes oncológicos precisa deles para que se exerça a medicina personalizada. E sem esses recursos, não há medicina personalizada".

A biologia molecular permite escolher a melhor abordagem para o tratamento, uma vez que, por meio da análise do tumor do paciente, é possível identificar as alterações genômicas específicas. Amostras de sangue também podem ser coletadas periodicamente para verificar a presença dessas alterações genômicas na circulação sanguínea, o que muitas vezes indica o retorno do tumor antes mesmo de sua detecção clínica.

Além disso, o laboratório oferece um exame inédito no Brasil, o Teste para Doença Residual Mínima (DRM), que possibilita a identificação precoce da presença de um genoma tumoral na circulação sanguínea do paciente. Com essa nova tecnologia, os pacientes oncológicos terão acesso a outros exames de biologia molecular, como teste de biópsia líquida, teste de clonalidade, perfil de metilação para classificação dos sarcomas, entre outros.

A tecnologia que permite um tratamento mais eficiente contra o câncer estará disponível nas 55 clínicas oncológicas e nos 72 hospitais que fazem parte da Rede D'Or no Brasil. Todos os dados genômicos e clínicos coletados no laboratório serão armazenados em um banco de dados, possibilitando análises personalizadas para cada paciente em sua luta contra o câncer.

A inauguração desse centro de pesquisa em biologia molecular representa um avanço significativo no campo do diagnóstico e tratamento do câncer, proporcionando aos pacientes brasileiros acesso a exames mais rápidos e precisos, além de promover a medicina personalizada e o desenvolvimento de terapias mais eficazes.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.