Fechar
GP1

Saúde

Sesapi implementa grupo de atenção especial aos idosos no Piauí

O GCEAPI foi instaurado em edição desta terça-feir (29) do Diário Oficial do Estado do Piauí.

A Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (SESAPI) implementou nesta terça-feira (29) o Grupo Condutor Estadual de Atenção à Pessoa Idosa (GCEAPI), vinculado à Diretoria de Vigilância e Atenção à Saúde (DUVAS), que pretende otimizar o atendimento a esse público-alvo na rede estadual de saúde. A instituição do GCEAPI é coordenada pela Coordenação de Atenção à Saúde do Adulto e Idoso, que garante o atendimento às especificidades da pessoa idosa e foi instaurada em edição desta terça-feira (29) do Diário Oficial do Estado do Piauí.

Diante disso, o grupo agora irá atuar na qualificação dos profissionais da saúde, além de promover "análise de dados e informações estratégicas relacionadas à pessoa idosa, identificando fatores associados ao aumento da morbimortalidade deste público-alvo e propor medidas de promoção e prevenção".

A instituição do GCEAPI também segue as diretrizes implementadas pela Portaria GM 2528, de 19 de outubro de 2006, na qual foi aprovada a Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa, que agora também passará a ser divulgada pelo grupo instituído pela SESAPI. Além disso, atuará em conjunto com o Conselho Estadual de Direitos da Pessoa Idosa (CEDIPI), contemplando setores como segurança, educação, cultura, esporte, lazer, profissionalização, trabalho, cidadania e assistência social.

Não obstante, as pessoas designadas para compor o quadro dos representantes serão responsáveis pelo assessoramento técnico e educacional da SESAPI e das Secretarias Municipais de Saúde, para que a Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa seja garantida e preservada. Por meio de reuniões mensais, o GCEAPI também trabalhará na proposta de medidas para promoção e prevenção da saúde de pessoas idosas no Piauí.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.