Fechar
GP1

Saúde

Exame de sangue que ajuda a detectar Alzheimer chega ao Brasil

O exame está disponível em São Paulo, mas em breve deve chegar até outros estados do Brasil.

Um novo exame de sangue que ajuda a detectar a doença de Alzheimer em estágios precoces chegou recentemente ao Brasil. Trata-se do exame de patente americana, denominado PrecivityAD2, um teste que inicialmente custará R$ 3,6 mil e não será coberto por convênios. Ele já está disponível nas unidades de São Paulo do Grupo Fleury e a previsão é de que nos próximos dias, outras marcas do grupo, localizadas no Maranhão, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Bahia, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro e Distrito Federal, também ofereçam o exame.

O teste é quase três vezes mais barato do que o PET amiloide, que é um exame de imagem e custa cerca de R$ 9 mil, sendo um dos principais para a identificação da doença. Além disso, o exame que chegou recentemente no Brasil é considerado menos invasivo do que o “teste de liquor”, outro procedimento utilizado para identificar a doença e que depende de punção lombar, ou seja, quando uma agulha é utilizada para coletar o líquido da medula espinhal.

Foto: Reprodução/FreepikNovo exame de sangue que ajuda a detectar o Alzheimer chega ao Brasil
Novo exame de sangue que ajuda a detectar o Alzheimer chega ao Brasil

Porém, o PrecivityAD2 não é um exame de triagem, isto é, não serve para check-up. Ele deve ser aplicado em pacientes que já apresentem sinais e sintomas de declínio cognitivo.

Alzheimer no Brasil

Dados do Ministério da Saúde estimam que 1,2 milhão de pessoas no Brasil sofrem da doença de Alzheimer e muitos dos afetados por esta condição ainda não receberam um diagnóstico formal.

A Pasta ainda informa que o diagnóstico precoce, o tratamento adequado e em tempo oportuno é fundamental para possibilitar o alívio dos sintomas e a estabilização ou retardo da progressão da doença.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.