Fechar
GP1

Saúde

Brasil passa a adotar esquema de dose única para vacina contra HPV

O HPV é uma infecção sexualmente transmissível, sendo atualmente, a mais comum em todo o mundo.

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, divulgou que a partir de agora a vacina contra o HPV, um vírus associado aos casos de câncer de colo do útero, será aplicada em uma única dose no Brasil e será realizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

“Uma só vacina vai nos proteger a vida toda contra vários tipos de doença e de câncer causados pelo HPV, como o câncer de colo de útero. Não vamos deixar que crianças e jovens corram esse risco quando crescerem”, escreveu a ministra na rede social X.

Essa recomendação é para o público de crianças e adolescentes de 9 a 14 anos. Além disso, a ministra pediu para que os estados e municípios realizem uma busca ativa por jovens que tenham até 19 anos e que nunca receberam nenhuma dose do imunizante, para que eles consigam atualizar a vacinação.

Imunossuprimidos e vítimas de violência sexual, que também podem receber a vacina na rede pública, continuarão com o esquema anterior, ou seja, recebendo as duas ou três doses do imunizante.

“Agora, temos mais vacinas para proteger nossa população contra os riscos causados por esse vírus. Usar apenas uma dose de vacina foi uma decisão baseada em estudos científicos, conforme recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS)”, completou Nísia Trindade.

Quem pode receber a vacina:

- Meninos e meninas de 9 a 14 anos;

- Vítimas de abuso sexual de 15 a 45 anos (homens e mulheres) que não tenham sido imunizadas previamente;

- Pessoas que vivem com HIV;

- Transplantados de órgãos sólidos e de medula óssea;

- Pacientes oncológicos na faixa etária de 9 a 45 anos.

HPV

O HPV trata-se de uma infecção sexualmente transmissível e é atualmente, a mais comum em todo o mundo. Além disso é o principal causador do câncer de colo de útero, que mesmo sendo uma enfermidade que que pode ser prevenida, segue sendo o quarto tipo de câncer mais comum entre mulheres.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.