Fechar

Eleições 2022

Dionísio Piauí defende uso da maconha para tratamento de doenças

Ele ainda expôs seus projetos para a educação, segurança e saúde no Piauí.

A TV GP1 dá continuidade à sequência de entrevistas em que estamos recebendo os candidatos ao Governo do Piauí, ao Senado Federal e a deputado estadual e federal. Nosso entrevistado desta quarta-feira (28) é o ex-secretário de meio ambiente na gestão do ex-prefeito Firmino Filho e atual candidato a deputado estadual pelo PDT, Dionísio Piauí

Durante a conversa, o candidato destacou suas principais bandeiras, dentre elas, a defesa da causa ambiental, animal e o uso da cannabis como medicamento para diversas doenças, como o alzheimer, autismo e dores crônicas. "É o que a gente defende, a gente não tá defendendo aqui para todo mundo sair fumando cigarro de maconha, estamos defendendo o uso do remédio como tratamento para curar diversas doenças e isso tem que passar pela Assembleia, a gente já tentou através de um deputado e não conseguimos. Precisa ter alguém com essa bandeira e defendendo com pulso forte, nós estamos falando de milhares de famílias do Piauí que precisam do tratamento da cannabis medicinal", frisou Dionísio.

Foto: Lucas Dias/GP1Dionísio Piauí em entrevista à repórter Mikaela Ramos, da TV GP1
Dionísio Piauí em entrevista à repórter Mikaela Ramos, da TV GP1

O candidato a deputado estadual pelo PDT também aprensentou seus principais projetos voltados para as áreas da educação, saúde e segurança pública no Piauí. Além do incentivo a geração de emprego e renda, por meio da extinção dos lixões no estado e substituição por usinas de reciclagem, o que ele apontou que geraria milhares de empregos verdes. 

Candidato, para darmos início a nossa entrevista, quais serão as principais bandeiras que pretende defender, caso eleito, na Assembleia Legislativa do Piauí?

Bom, nós temos um trabalho muito forte, Mikaela, voltado para as causas ambientais, animais, e para as pessoas especiais, no caso os autistas, os pcds (pessoas com deficiência), e a defesa da saúde das pessoas com o uso da cannabis medicinal. Começando pela questão ambiental, há 18 anos tenho trabalhado por isso, já levei facada por causa de árvore, já fui ameaçado de morte batendo de frente com esses grileiros do Sul e do Norte do estado. Então, temos um trabalho assíduo de defesa dos nossos recursos naturais, da nossa economia, porque quando a gente fala de meio ambiente, a gente tá falando de economia, da produção do campo, do turismo, e isso vai interferir diretamente na vida das pessoas e também na saúde das pessoas. E são umas das nossas principais bandeiras, a revitalização do Rio Parnaíba, Rio Poti, a questão da produção do campo que depende diretamente dos nossos recursos hídricos, isso vai interferir na economia, na produção do pequeno produtor, do grande, e isso é um fato.

Foto: Lucas Dias/GP1Candidato Dionísio Piauí
Candidato Dionísio Piauí

Candidato Dionísio, pegando o gancho da sua resposta, o senhor tornou-se ainda mais conhecido pela população piauiense, em virtude da sua luta de defesa das causas animais e ambientais. Então, quais são seus principais projetos voltados para esta causa?

Bom, primeiramente fiscalizar para onde está indo esse dinheiro público, porque a função de um deputado estadual é cobrar do Governo do Estado a aplicação desses recursos nessas áreas, por exemplo, a SEMAR hoje vive um sucateamento e com poucos profissionais, exigir concurso público para aquela instituição poder efetivar de fato um trabalho de proteção, licenciamento, fiscalização das nossas áreas. Além disso, com relação a questão animal, vejo que a castração de forma ordenada, programada, com orçamento previsto para isso, a castração de animais de rua que eu digo e de outros animais, é extremamente importante. Teresina, segundo o IBGE, é a cidade que tem mais gatos por metro quadrado do Brasil. Olha que absurdo! E isso interfere na questão da saúde, de zoonoses, e isso a gente tem que fazer de forma programa, de forma responsável, e tem que fazer. Quando chegarmos lá na cadeira na Assembleia Legislativa, nós teremos espaço para justamente lutar por essas causas.

Candidato, agora falando em educação, várias escolas da rede pública estadual no Piauí estão sucateadas e muitas vezes sem condições de receber alunos. Então, desse modo, quais são as principais demandas mais urgentes que o senhor identificou neste setor, e quais projetos seus irão ajudar a resolver estas problemáticas?

O primeiro problema quem vai resolver é você, eleitor, que vai resolver votando em mim, para fiscalizar para onde está indo o dinheiro público, para ver se o dinheiro público não está indo para pessoas como foi agora com a história do PRO AJA, para ver onde estão sendo investidos as carteiras, os ar condicionados, os salários dos professores, é isso que temos que lutar, fiscalizar e exigir que o estado pague, que diminua o inchaço dos terceirizados, que faça mais concurso para professor, que enxugue a Assembleia Legislativa, por exemplo, tem mais de 30 mil pessoas trabalhando lá dentro sem função nenhuma, só recebendo, e isso é horrível, a gente está inchando a folha de pagamento e não estamos olhando para onde vai crescer de fato o Piauí, que é através da educação, e para isso, vamos fiscalizar como está sendo aplicado o dinheiro público. A primeira ideia é quando a gente sentar na cadeira é ver realmente como foi aplicado esse dinheiro e pedir, e cobrar, e exigir que esse dinheiro seja aplicado de forma correta.

Foto: Lucas Dias/GP1Dionísio Piauí
Dionísio Piauí

Candidato, ainda falando sobre educação. O estado do Piauí tem sérias deficiências quanto a uma educação de fato inclusiva, então quais projetos seus ajudariam a melhorar essa triste realidade?

Temos um projeto que vai auxiliar autistas e pcds (pessoas com deficiência) na sua capacitação e inserir eles no mercado de trabalho. Defendemos a criação de um centro específico para treinar e acompanhar esses jovens que sofrem com autismo e demais pcds, a qualificarem eles e estar inserindo eles no mercado de trabalho. Tem vaga e não tem gente qualificada, e podemos fazer isso, e a gente faz muito com muito pouco.

Candidato, agora entrando na orbe da segurança pública, é perceptível que o estado enfrenta um grave problema neste setor, com as facções criminosas se expandindo e atuando em diversas regiões do estado, especialmente em Teresina. Inclusive, candidato, Teresina foi apontada pelo Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2022 como a 4ª capital mais violenta do país. Quais projetos seus ajudariam a melhorar esta realidade e também no intuito de coibir a atuação dessas facções criminosas?

A gente começa lá na educação, depois a gente tem que ir para segurança. Primeiro, educação, depois segurança. E a segurança pública, a gente vê anunciando vultuosos investimentos, mas não adianta fazer concurso para polícia se não está resolvendo o problema da educação, então, vamos ter mais bandidos e precisar de mais policiais nas ruas, e esse é o principal momento, e um projeto específico de segurança é como a gente vê, a volta do Ronda Cidadão, por exemplo, que funcionava muito bem no estado e ajudou muito o estado, então, por quê não voltar projetos que deram certo naquela época, pedir e exigir que voltem agora para ajudar o cidadão. A gente vê uma deficiência, uma demora, as delegacias fechadas. É fiscalizar a aplicação desse dinheiro nas delegacias, por que as delegacias a maioria estão sucateadas? Estão fechadas? Por que não melhorar o salário desses profissionais que trabalham com segurança pública. Eu acredito que esses são os principais eixos que a gente tem que focar.

Foto: Lucas Dias/GP1Dionísio Piauí é candidato pelo PDT a deputado estadual
Dionísio Piauí é candidato pelo PDT a deputado estadual

Candidato, agora falando sobre saúde. Dentre os grandes problemas enfrentados no Piauí, estão a falta de equipamentos, de medicamentos e até de profissionais nos hospitais regionais. O que poderia ser feito para melhorar essa situação que afeta diretamente na vida de tantos piauienses?

Bom, a gente sabe, não vou repetir a história do dinheiro que está sendo mal aplicado, porque a gente sabe que é mal aplicado. São 25 anos do PT à frente do Governo do Estado e isso tem mostrado que a saúde pública piorou, hoje está tudo sobrecarregado no HUT, o HGV tá lá todo sucateado. Há falta de investimentos, há falta de fiscalização e vontade política para resolver o problema. Para isso, precisamos de pessoas, uma bancada boa para fiscalizar o estado, eu quero fazer parte dessa bancada. Eu já trabalho com saúde, com relação a isso, alternativas criativas para a saúde que é a história do uso da cannabis medicinal, que ela atende diversas doenças, desde o alzheimer, autismo, dores crônicas e diversos fins é usado esse medicamento já em vários países e por que aqui não, no Brasil. É o que a gente defende, a gente não tá defendendo aqui pra todo mundo sair fumando cigarro, estamos defendendo o uso o remédio como tratamento para curar diversas doenças e isso tem que passar pela Assembleia, a gente já tentou através de um deputado e não conseguimos. Precisa ter alguém com essa bandeira e defendo com pulso forte, nós estamos falando de milhares de famílias do Piauí que precisam do tratamento da cannabis medicinal.

Candidato, a geração de emprego e renda tem sido uma das principais preocupações dos gestores e dos brasileiros para enfim superarmos esta crise econômica e retomarmos o desenvolvimento da economia. O senhor tem projetos voltados para essa área?

Eu defendo, por exemplo, o fim dos lixões no Piauí. Em Picos estava havendo uma crise lá por conta do lixão, isso poderia ser resolvido e gerado empregos verdes. Hoje 90% dos municípios do Piauí possuem lixões, e poderiam se ter usinas de reciclagem, tratamentos desses resíduos, para gerar emprego e renda nesses municípios, geraríamos milhares de empregos para o estado do Piauí com resíduos sólidos, que o pessoal chama de lixo por aí. Existe a política nacional de resíduos sólidos. A lei deve ser cumprida no estado. Os nossos parlamentarem não fiscalizaram isso a nível estadual há muitos anos, e isso está implicando em problemas sociais, problemas de saúde e problemas econômicos, porque isso está gerando mais despesas para os municípios. Então a gente está perdendo dinheiro e perdendo oportunidade de negócios, com a questão ambiental que é a questão do tratamento dos resíduos sólidos.

Considerações finais do candidato Dionísio Piauí:

Sou Dionísio Piauí, ambientalista, jornalista, gestor ambiental. Já levei facada por causa de árvore, já fui ameaçado de morte. 18 anos lutando pelo meu Piauí, por esse meio ambiente, por essa natureza, pelos nossos rios, riachos, pelas pessoas, pelos autistas, pela saúde das pessoas. E quero passar muito mais tempo cuidando de vocês. Já pensou se eu tiver uma cadeira, se eu estiver lá na Assembleia Legislativa? Com você me ajudando, meu amigo e minha amiga, é muito fácil, é votando: 12344. “44” que remete ao Dr. Sílvio Mendes, 111: ao Joel Rodrigues, ao nosso presidente Ciro Gomes: 12. Peço a você que olhe com carinho para nossa candidatura, acesse nossa redes sociais @dionisiopiaui no Instagram, no Facebook, é muito fácil: @dionisiopiaui. Entre aí nas redes sociais, peço seu apoio, seu carinho, a sua atenção, porque eu faço muito, com muito pouco. Obrigado aí pela oportunidade ao GP1.

Foto: Lucas Dias/GP1Dionísio Piauí
Dionísio Piauí

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook

 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.