Fechar

Eleições 2022

Candidata Aline Teixeira quer expandir políticas de assistência social no Piauí

Postulante ao cargo de deputada estadual tratou ainda sobre demais propostas.

TV GP1 dá continuidade à série de entrevistas com os candidatos ao Governo do Piauí, Senado Federal e a deputados estaduais e federais. A entrevistada desta quinta-feira (08) foi a candidata a deputada estadual, Aline Teixeira, que disputa o pleito pelo Partido Republicanos.

A candidata falou sobre sua experiência na área de assistência social e tratou sobre demais propostas, caso seja eleita como deputada estadual pelo Piauí.

Por que a senhora quer ser deputada estadual?

Ser deputada estadual exige grande responsabilidade. Eu tenho 20 anos de formação em Serviço Social pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), sou assistente social e já trabalho na área, [além de ser também] gestora pública. Então eu acredito que posso continuar contribuindo pelo Piauí no Legislativo, e lá poderei ampliar e melhorar as políticas públicas, porque eu já conheço, já sei as lacunas que precisam ser melhoradas.

Além da criação de leis, também é preciso fiscalizar ações do Governo do Estado. Como a senhora pretende fazer isso caso seja eleita?

Como deputada estadual eu pretendo criar e ampliar as legislações que já existem, mas o corpo Legislativo já é muito grande no Brasil, todo mundo sabe que já temos muitas leis, então é importante também o papel fiscalizado, dentro da Assembleia nós podemos fazer parte das comissões fiscalizadoras e criar comissões estratégicas para fiscalizar, atuar junto com os sistemas que já existem, Tribunais de Contas e Ministério Público, e abrir a possibilidade para que a população nos ajude também nesse papel fiscalizador.

Como cidadã, quais deficiências na saúde pública do estado a senhora vê como urgentes e quais os projetos serão voltados para melhorar essa área como deputada estadual?

Política pública e saúde são fundamentais, ainda mais nesse contexto que ainda estamos vivendo, o contexto de pandemia, isso ficou ainda é mais claro. Todo brasileiro, todo piauiense e toda população precisou usar me algum momento o serviço do SUS. Então, essa política precisa ser fortalecida, eu tenho andado muito por Teresina, pelo Piauí e tenho recebido muitas reclamações sobre o acesso ao Sistema Único de Saúde, sobre o sistema de regulação, que é um sistema que deve funcionar, porque ele que equilibra o atendimento do cidadão e da cidadã para além das influências. É um sistema que deve funcionar para todas as pessoas, para além das influências políticas.

O Piauí teve recentemente um surto de Dengue e Chikungunya, aumentando em 400% os casos. Foi apurado que a proliferação dessa doença também se potencializou pela precariedade do saneamento básico do estado. A senhora possui algum projeto de lei que possa reverter essa situação de saúde pública e proporcionar qualidade de vida para a população?

Nós precisamos expandir a rede de esgotamento e tratamento de água, para que as pessoas possam ter mais acesso á água potável e uma rede de esgoto que garanta menos focos do mosquito dessas doenças.

A educação do Piauí alcança níveis nacionais quando se trata de concursos e vestibulares. No entanto, a educação básica ainda possui muita desigualdade, principalmente para alunos de escolas públicas, caso eleita quais projetos a senhora tem em mente para expandir as oportunidades a todos os alunos?

Bom a educação é uma política feita para pessoas, mas também é feita por pessoas. Então, além de pensar nas crianças, adolescentes, na nossa juventude que precisa de uma educação de qualidade, nós precisamos pensar nos trabalhadores da educação, nos professores. Eu sei as dificuldades desses trabalhadores, nós precisamos ampliar a rede atendimento, até para que as crianças e as famílias acreditem na educação pública.

A educação do Piauí alcança níveis nacionais quando se trata de concursos e vestibulares. No entanto, a educação básica ainda possui muita desigualdade, principalmente para alunos de escolas públicas, caso eleita quais projetos a senhora tem em mente para expandir as oportunidades a todos os alunos?

Eu não acredito em uma segurança pública feita só com repressão, eu acredito na prevenção, mas a prevenção leva tempo, e ao tempo que nós nos organizamos para fazer uma boa prevenção nós também precisamos ter polícia. Eu penso numa segurança pública que se articule com a política de assistência social, porque é com assistência social nós podemos prevenir e da opções para que a nossa juventude, além das drogas, além da criminalidade, tenham um vasto leque de poder escolher a profissão, o caminho da cidadania, o caminho do respeito e não ficar no mundo das drogas.

Fazendo uma referência a sua fala sobre a assistência social no Brasil, sabemos que nosso país tem muitas práticas assistencialistas, como o Auxílio Brasil que antigamente era o Bolsa Família. Qual sua opinião sobre e quais seriam seus projetos me torno disso?

Bom, os programas de transferência de renda, estão previstos na política pública de assistência social, que hoje, é uma política nacional que rege toda a assistência social do Brasil. São benefícios que possibilitam a família em situação de vulnerabilidade e risco a ter acesso a uma renda mínima para que possa sobreviver.

E a nível estadual, quais seriam suas propostas para o Piauí de assistência?

Em nível estadual, nós temos recentemente um programa que foi criado, Nordeste apoia o Piauí, que inclusive eu participei da comissão de estruturação desse programa, que é pra órfãos da covid-19, ele também é um benefício assistencial de transferência de renda, foi discutido amplamente com representações de todo o estado, secretarias estaduais, municipais e colegiados, e através desse programa no Piauí, crianças e adolescentes que são vitimas de pai e mãe da Covid-19 tenha acesso e uma renda até os 18 anos de 500 reais mensais. Eu acredito que posso contribuir ainda mais ampliando essa experiencia a nível estadual e criando benefícios assistenciais para famílias que realmente precisam. Temos muitas ideias.

Candidata, agora o senhor tem um minuto para falar com seus eleitores:

Eu sou Aline Teixeira, candidata a deputa estadual pelo partido Republicanos, número 10100. Sou assistente social sou professora, sou mãe, sou mulher, tenho 20 anos de experiencia na execução de políticas públicas e na gestão política também, e agora pretendo contribuir mais com o Piauí, com ação com compromisso, com cuidado e com capacidade para fazer através do meu mandato no legislativo, preciso do seu apoio, preciso do seu voto. Acredite, Aline Teixeira é renovação, é mudança é transformação. Aline Teixeira é capacidade para agir e compromisso com o povo do Piauí, número 10100, Me acompanhe nas redes sociais, @alineteixeirapi, me conheça melhor e me dê a oportunidade de representar você no nosso legislativo estadual.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook

 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.