Fechar

Política

Deputado Henrique Pires avalia mandato e expõe planos para reeleição

O parlamentar concedeu entrevista à TV GP1, nesta segunda-feira (15).

A TV GP1 deu início, nesta segunda-feira (15), a uma série de entrevistas com os candidatos ao Governo do Piauí, a Senado Federal e a deputado estadual e federal. Nosso primeiro entrevistado é o candidato a deputado estadual pelo MDB, Henrique Pires. Ele avaliou seu primeiro mandato como parlamentar da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) e expôs seus projetos e estratégias para garantir sua reeleição. A entrevista completa do candidato está disponível em vídeo e em texto abaixo.

Leia a entrevista na íntegra:

Candidato, atualmente o senhor exerce seu primeiro mandato, mas muitas pessoas confundem e acham que o senhor legisla há mais tempo. A que o senhor acha que se atribui  esse equívoco? 

Eu acho que a quantidade de cargos públicos que eu exerci em  Brasília, e também a militância na juventude do MDB, as pessoas acham que eu já tenho um longo período na Assembleia, e não, é o primeiro mandato do deputado Henrique Pires. Já fui presidente da FUNASA, passei em Brasília há quase 9 anos. Então acho que as pessoas atribuem a isso.

Por que o senhor merece ser reeleito deputado estadual?

Bom, não é que eu mereça. Quem vai decidir é a população. Eu estou colocando o nome à disposição. Eu acredito muito na missão de quem faz política, entendo até que seja um sacerdócio. Então a população é quem vai decidir.

Candidato, como o senhor avalia a atual estrutura da Assembleia Legislativa do Piauí?

Olha, eu acho que a população não conhece bem a Assembleia. Você vê uma visão distorcida da Assembleia e, sinceramente, lá tem gente que trabalha e muito em prol do estado do Piauí.

Candidato, dentre as pautas que o senhor prioriza, estão a do Direito do Consumidor e também da própria classe dos advogados, por quê?

Pela formação, como eu sou advogado. Quer dizer, minha primeira formação foi em engenharia civil, depois eu me tornei advogado. Então entendo que são duas pautas importantíssimas. Por ser advogado e sendo presidente da CCJ a gente trabalha sim a verificação dos pré-projetos que não estão contra a Constituição Estadual e nem vão contra a Constituição Federal.

Entrando na esfera da segurança pública, o senhor tem projetos voltados para essa área?

Olha, no ano passado, eu era relator do orçamento deste ano e colocamos emendas específicas para a segurança pública. Um exemplo claro foram mais de R$ 3 milhões que destinamos para a compra de motocicletas. Então é uma pauta que junto a mais dois outros colegas, temos defendido muito na Assembleia e, sinceramente, precisamos que ela melhore e muito no nosso estado.

As obras em saneamento básico não fazem parte da prioridade da classe política como um todo, por serem obras que não são vistas amplamente pela população. O senhor concorda ou discorda dessa linha de pensamento?

Saneamento são quatro eixos: abastecimento da água, tratamento de esgoto, coleta e destinação de resíduo sólido e drenagem. Então, são obras que são difíceis, é muito mais fácil você brigar por um calçamento do que você perfurar um poço, tratar essa água, distribuir, hidrometrar. Então, as pessoas às vezes procuram um caminho mais fácil pra execução que levam um benefício pra comunidade. Então, alguns não vão atrás porque é mais difícil e outros por ignorância.

Candidato, o seu partido é o MDB, então qual política interna o senhor defende para o seu partido?

Olha, eu sou um emedebista, nunca mudei de partido até hoje, graças a Deus, não vou negar que às vezes deu vontade, porque eu acho que um partido deve sempre apresentar candidaturas para a sociedade. Eu sempre defenderei dentro do partido a candidatura própria, como defendi em Teresina, era, inclusive, pré-candidato a prefeito, mas quando o partido decide, eu sigo a decisão dele.

E quais são os seus principais feitos em termos de obras e destinação de recursos?

Primeiro você vê esses convênios, em um só conseguimos atender 100 municípios no Piauí, deixamos aqui 80 milhões de reais para a primeira etapa da drenagem do Torquato Neto, nós fizemos asfalto para fazer outra ligação de Parnaíba para a Lagoa do Portinho, nós levamos 20 milhões de reais para o tratamento de esgoto de Água Branca, Bom Jesus, São João do Piauí, Esperantina e Barras, mas a coisa importante não é essa questão das obras, mas, principalmente, essa forma de legislar.

Considerações finais do candidato

Bom, agradeço o espaço aqui do GP1, a todos que o fazem, e peço muito a população do Piauí, que repare, que veja, tem muito candidato bom nessas eleições, mas procure estudar o que ele fez, o que ele está fazendo, quais são os pré-projetos. No dia 2 de outubro, todo brasileiro que puder votar, não importa se é rico, pobre, se estudou mais ou menos, a idade, todos estarão iguais, e tem gente não aproveita isso, joga fora e vota em qualquer um ou pior, sucumbe aquelas tentações falsas e fáceis de compra de voto.

Então, é importante que você estude em quem você está votando, e olha lá, busca lá, nas nossas redes sociais, o que Henrique Pires fez de bom e aquilo que ele precisa corrigir, então, estou à disposição do meu povo querido do Piauí, terra que escolhi para viver, criar os meus filhos e fazer aquilo que eu mais gosto: fazer política.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook

 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.