Fechar
GP1

Ciência e Tecnologia

Menina de 8 anos luta contra raro tipo de câncer de mama

A garota tem um tipo de doença rara até em adultos. Os pais da menina também já enfrentaram câncer.

Com um raro caso de câncer de mama, uma menina de oito anos vem intrigando médicos e provocando campanha de solidariedade nos Estados Unidos. A idade de Chrissy Turner já causa estranhamento em casos de câncer de mama, mas a doença da garota, chamada de carcinoma secretor, é ainda mais rara, inclusive em adultos.

Chrissy mora na cidade de Centerville, no Estado de Utah, nos EUA e acredita-se que ela uma das pacientes mais jovens do mundo a receber esse diagnóstico. "O caso de Chrissy é muito, muito raro”, afirmou Brian Bucher, médico cirurgião pediatra, à BBC Brasil.
Imagem: Chrissy AllianceCampanha já arrecadou mais de US$ 50 mil(Imagem: Chrissy Alliance)Campanha já arrecadou mais de US$ 50 mil

O carcinoma secretor é muito raro até em adultos e corresponde a menos de 0,15% dos cânceres de mama. Em crianças, é mais raro ainda. "Quando se olha a literatura médica, você talvez encontre um ou dois casos (de crianças com essa doença) em um período de 20 ou 30 anos", afirmou o médico.

De acordo com o médico, a paciente mais jovem diagnosticada com a doença foi uma criança de três anos de idade. A mãe de Chrissy percebeu um nódulo no peito da menina e a levou para fazer uma bateria de exames. Assim o câncer foi descoberto.

A menina disse em uma entrevista que se assustou com o diagnóstico. “Eu fiquei um pouco assustada ao descobrir o que era”, disse Chrissy ao canal de TV ABC. A mãe, Annette, ficou chocada. "Foi um choque muito grande. Nenhuma criança deveria ter de enfrentar um câncer”, disse.

A menina fará uma mastectomia nas próximas semanas. "Vamos remover todo o tecido mamário remanescente", afirmou Bucher à BBC Brasil. O médico disse ainda que o prognóstico é positivo.

"De acordo com relatos na literatura médica, a maioria das crianças com esse tipo de câncer se recuperou bem. É definitivamente curável", informou o médico.

Campanha


Os pais da garota também enfrentaram o câncer há pouco tempo. Annette se recuperou de um câncer de útero. Troy, pai da garota, enfrenta o retorno de um linfoma não-hodgkin, diagnosticado em 2008.
Imagem: Arquivo pessoalO pai da garota também sofre com câncer(Imagem:Arquivo pessoal)O pai da garota também sofre com câncer

Para ajudar a família, amigos fizeram uma página no Facebook e uma campanha no site de financiamento coletivo GoFundMe para ajudar nas despesas médicas. "Chrissy está prestes a entrar na maior luta de sua vida, e a família Turner precisa de toda a ajuda que conseguir", escreveu Melissa Papaj, autora da campanha.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.