Fechar
GP1

Mundo

Embaixador de Israel diz que Brasil desaponta ao não repudiar ataques do Irã

O embaixador Daniel Zonshine disse que procurou condenação na nota do Itamaraty, mas não encontrou.

O embaixador de Israel no Brasil, Daniel Zonshine, disse estar desapontado com o posicionamento do governo brasileiro em não ter condenado os ataques que o Irã promoveu contra Israel, nesse sábado (13). Em entrevista à CNN, neste domingo (14), ele disse que “procurou, mas não achou nenhum tipo de condenação” na nota do Ministério das Relações Exteriores, emitida ainda no sábado (13).

“Fiquei muito desapontado. Quando há este tipo de ataque, de um país em seu território contra outro país, e o Brasil aceita isso, ou pelo menos não condena, me deixa muito desapontado. Espero que não continuem com este tipo de mensagem”, declarou Daniel Zonshine.

Foto: Valter Campanato/Agência BrasilDaniel Zonshine
Daniel Zonshine

Questionado se a postura do Brasil poderia reacender o mal-estar entre os dois países localizados no Oriente Médio do globo, Zonshine acrescentou que a pergunta deveria ser feita ao Itamaraty. “É uma situação muito clara, e não conseguiram condenar um ato terrorista”, disse em outro momento da entrevista.

Mais críticas

Nas redes sociais, políticos de oposição também criticaram o posicionamento do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), como o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ). “O Brasil não condenou o Irã pelos ataques. E no fundo do poço tinha um alçapão”, disse em postagem no X/Twitter.

Roberto Freire, ex-presidente do Cidadania, manifestou indignação com a nota do Itamaraty. “O trecho ‘envio de drones e mísseis do Irã em direção a Israel’ é solerte e pusilânime. É nestes termos que o Itamaraty se refere ao massivo ataque com centenas de drones e misseis balísticos como se o ato de guerra de agressão ocorrido fosse um protocolar envio de uma carta pela caixa do correio da esquina. Este é o nosso retrato, um Brasil sem rumo, sem prumo e de triste figura”, disse.

Nota do Itamaraty

O Itamaraty publicou a nota em questão na noite desse sábado (13). No início da publicação, o governo brasileiro disse que acompanhou os eventos com “grave preocupação”. No fim do comunicado, orientou os brasileiros a evitarem viagens não essenciais à região, em particular a Israel, Palestina, Líbano, Síria, Jordânia, Iraque e Irã.

Confira a nota na íntegra:

Ataques do Irã a Israel

O Governo brasileiro acompanha, com grave preocupação, relatos de envio de drones e mísseis do Irã em direção a Israel, deixando em alerta países vizinhos como Jordânia e Síria.

Desde o início do conflito em curso na Faixa de Gaza, o Governo brasileiro vem alertando sobre o potencial destrutivo do alastramento das hostilidades à Cisjordânia e para outros países, como Líbano, Síria, Iêmen e, agora, o Irã.

O Brasil apela a todas as partes envolvidas que exerçam máxima contenção e conclama a comunidade internacional a mobilizar esforços no sentido de evitar uma escalada.

Em vista dos últimos acontecimentos no Oriente Médio, o Ministério das Relações Exteriores orienta os brasileiros que evitem viagens não essenciais à região, em particular a Israel, Palestina, Líbano, Síria, Jordânia, Iraque e Irã e que os nacionais que já estejam naqueles países sigam as orientações divulgadas nos sítios eletrônicos e mídias sociais das embaixadas brasileiras.

O Itamaraty vem monitorando a situação dos brasileiros na região, em particular em Israel, Palestina e Líbano desde outubro passado.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.