Fechar
GP1

Política

Câmara tenta manter parte dos privilégios de Cunha

Diretoria-Geral da Câmara e da Secretária-Geral da Casa reúnem-se para avaliar o caso de Cunha.

Nesta sexta-feira (6), o primeiro secretário da Câmara, Beto Mansur (PRB-SP), afirmou que a Mesa Diretora vai editar um ato para que o deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) continue recebendo parte dos seus privilégios, mesmo após ter sido afastado do mandato e da presidência da Casa por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) .

Segundo Mansur, a finalidade é garantir os mesmos benefícios que a presidente Dilma Rousseff manterá caso seja afastada da Presidência da República. De acordo com a lei do impeachment, de 1950, é garantido que o parlamentar receba metade do salário. 

Imagem: Cida Sampaio/ EstadãoEduardo Cunha(Imagem:Cida Sampaio/ Estadão)Eduardo Cunha

"Vamos tentar fazer algo parecido com o que acontece com a Dilma. Ela poderá ser chefe de um poder afastado e mantém prerrogativas. Cunha é chefe de um poder afastado e também deverá manter parte das prerrogativas", afirmou.

As equipes técnicas da Diretoria-Geral da Câmara e da Secretária-Geral da Casa estão trabalhando para elaborar o ato. O presidente da Câmara tem direito a:

- Salário de R$ 33.763,00
- Foro privilegiado
- Residência e carro oficial da presidência
- Acompanhamento por equipe de seguranças
- Direito a uso de jato da Força Aérea Brasileira (FAB)
- Cota parlamentar para custear passagens aéreas, gasolina, gastos com telefone e escritório parlamentar no respectivo estado (valor varia de acordo com a unidade da federação)
- Verba de gabinete de R$ 92.053,20 para pagamento de assessores

Disputa

Segundo informações do G1 existe uma rixa entre os técnicos da Diretoria-Geral e da Secretaria-Geral da Câmara. O tema mais discutido até o inicio desta sexta-feira, era que Cunha perdesse todos os seus benefícios, ficando apenas com o foro privilegiado (que ele continuasse sendo investigado pela PGR e julgada pelo STF).

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.