Piauí - Teresina

Estudantes interditam entrada da UFPI em protesto contra a PEC 55

O movimento é parte da agenda de mobilização dos estudantes que fazem ocupação desde o dia 18 de outubro.

RAYANE TRAJANO

Estudantes protestam contra pec 555

Centenas de estudantes de diversos cursos da Universidade Federal do Piauí (UFPI), realizaram manifestação na noite desta terça-feira (22), na entrada principal da instituição, com cartazes e caixas de som, eles impediram a entrada e saída de veículos. Os estudantes protestaram contra a PEC 55 e a reforma do Ensino Médio, propostas pelo Governo Federal. 

De acordo com a estudante do curso de Serviço Social, Amanda Dias, a mobilização teve início às 17h. “Nós mobilizamos os estudantes e fizemos a interdição desde o fim da tarde. Aqui temos alunos de vários cursos, além de Serviço Social, tem alunos de História, o pessoal de Farmácia, as Engenharias vieram também apoiar”, disse. 


Amanda afirmou que o movimento é parte da agenda de ocupação dos estudantes, que ocorre desde o dia 18 de outubro. A estudante informou há outras mobilizações programadas, além da ida à Brasília no dia 29 de novembro, para o protesto nacional contra a PEC 55. “Por enquanto vamos fazer piquetes, alguns estudantes já estão mobilizados para viajar no dia 29, para a marcha nacional. Mas independente disse, estaremos aqui em mobilização”, ressaltou. 

Por volta das 19h, houve um início de embate entre os manifestantes e um motorista que tentou furar o bloqueio. Os estudantes informaram que haviam entradas alternativas na instituição e o motorista saiu do local, sem maior confusão. 


A ocupação 

No dia 18 de outubro, um grupo de estudantes ocupou o salão nobre da reitoria da Universidade Federal do Piauí, seguindo a mobilização que ocorre em todo o país contra a Reforma no Ensino Médio. Após um mês de ocupação, os estudantes concordaram, durante audiência pública, em deixar a reitoria e ocupar o auditório do Centro de Ciências da Educação (CCE)
 


Link do texto:

Estudantes interditam entrada da UFPI em protesto contra a PEC 55
http://www.gp1.com.br/noticias/estudantes-interditam-entrada-da-ufpi-em-protesto-contra-a-pec-55-404815.html

© 2007-2016 GP1 - O Primeiro Grande Portal do Piauí. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.