Fechar
GP1

Política

Planalto tenta barrar impeachment

Governo conta apenas com 200 dos 513 votos dos deputados na Câmara.

Imagem: Foto: Ueslei Marcelino/Reuters Governo conta com 200 dos 513 deputados na Câmara(Imagem:Foto: Ueslei Marcelino/Reuters )Governo conta com 200 dos 513 deputados na Câmara
Na tentativa de barrar a tramitação de um possível impeachment da presidente Dilma, o governo federal passou os dias contando os votos que possui no Congresso. A maior preocupação agora é com o enfraquecimento do relacionamento com Michel Temer, vice-presidente, que comanda o PMDB, e com a bancada do partido.

A presidente conversou mais uma vez por telefone, na última segunda-feira (14), com Ricardo Lewandowski, presidente do Supremo Tribunal Federal. A noite ela reuniu 17 governadores e 2 vice-governadores da base aliada para um jantar no Palácio da Alvorada.

O encontro foi uma maneira de pedir apoio às medidas de austeridade fiscal, com corte de 26 bilhões de reais, congelamento de salários do funcionalismo e reedição da CPMF, o governo tentou aparentar que está reagindo bem à crise. Ficou claro ainda que Dilma espera que os governadores sejam contra a tentativa de derrubá-la.

Aloizio Mercadante, ministro da Casa Civil e Giles Azevedo, assessor especial da Presidência, estão na linha de frente do monitoramento dos aliados. Eles têm mantido conversas reservadas com senadores, deputados, empresários, governadores e também com advogados.

Contagem de votos

Mercadante fez ainda na última segunda (14), antes do anúncio do corte de gastos do Orçamento, mapeamento dos votos que o governo pode contar na Câmara e no Senado. A Câmara é onde mais preocupa, pois o Planalto tem em média 200 dos 513 votos. Esses votos não são suficientes para frear um eventual pedido de afastamento de Dilma.

Lula vê risco

Para o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Dilma perdeu base social por conta do ajuste fiscal e corre o risco de ter o mandato abreviado.

Em “pé de guerra”


Deputados da oposição do PSDB, Solidariedade, PPS e por dissidentes da base aliada, entre os quais o PMDB, acreditam que o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB), rejeitará qualquer pedido de impeachment. Assim, um deputado deverá apresentar recurso ao plenário da Casa. Desse modo, a votação é feita por maioria simples. O governo não tem esse apoio.

O PMDB e PT estão em pé de guerra e uma rede de intrigas alimenta a crise política. Alguns petistas lembram que a Operação Lava Jato atingirá Temer e outros membros do PMDB. Renan Calheiros (AL), Romero Jucá (RR) e Eduardo Cunha já foram denunciados pela Procuradoria-Geral da República por corrupção e lavagem de dinheiro.

Temer está em Moscou com outros cinco ministros do PMDB. Kátia Abreu e Jaques Wagner iriam se juntar à comitiva, mas a pedido de Dilma eles ficaram no Brasil. Oficialmente a explicação foi a presença nas reuniões de cortes de gastos, mas auxiliares de Dilma afirmaram que não seria conveniente que os ministros mais próximos da presidente viajassem em uma comitiva do PMDB.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.