Fechar
GP1

Saúde

Programa Amigos do Peito encerra ano com 3 mil exames realizados

O Amigos do Peito encerra a programação de 2015, com um novo roteiro de 2016 a ser divulgado no início de janeiro

O Programa Amigos do Peito encerrou os atendimentos em 2015 com mais de três mil exames de mamografia realizados ao longo de quatro meses que se praticaram as atividades. O último município visitado foi Bom Jesus, onde, na segunda etapa, foram atendidas 43 mulheres, somente nesta última sexta-feira (11). Na primeira etapa, foram cerca de 400 atendimentos.
Imagem: Allana Sousa Caminhão do Programa Amigos do Peito(Imagem:Allana Sousa) Caminhão do Programa Amigos do Peito
O Programa se propôs a percorrer o sul do Piauí, no rastreamento e na prevenção do câncer de mama, descentralizando os serviços e facilitando o acesso as usuárias, com oferta de exames gratuitos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Imagem: Foto: Bárbara Rodrigues/GP1Clique para ampliarSecretário Francisco Costa(Imagem:Foto: Bárbara Rodrigues/GP1)Secretário Francisco Costa
O secretário Francisco Costa, explicou o objetivo do programa. “É levar o mais próximo da população, principalmente numa região onde havia um vazio assistencial, como era o sul do Estado. Em 2016, vamos ampliar ainda mais a oferta do serviço”, disse.

Antes de chegar a Bom Jesus, a carreta do Programa Amigos do Peito passou duas semanas em Corrente, de 30 de novembro a 11 de dezembro, realizando 471 mamografias. Naquela região, também foram beneficiadas as mulheres dos municípios de São Gonçalo, Riacho Frio, Cristalândia e Parnaguá.

Ao todo, o Programa Amigos do Peito teve alcance de mais de 30 municípios. O Amigos do Peito encerra a programação de 2015, com um novo roteiro de 2016 a ser divulgado no início de janeiro.

Campanha

A Campanha Amigos do Peito foi lançada, no dia 03 de agosto, pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi), no bairro Dirceu Arcoverde, zona sudeste de Teresina. No período de quatro meses, duas carretas percorreram o Piauí oferecendo exame de mamografia e ultrassom de mama. O foco da campanha são mulheres a partir de 50 anos, porém aquelas que possuem requerimento médico para realização do exame, também serão atendidas.

Em apenas três semanas, o Programa Amigos do Peito atendeu 682 mulheres para o rastreamento e diagnóstico do câncer de mama. Esses números referem-se ao atendimento realizado em Teresina, Colônia do Gurgueia, Elizeu Martins, Alvorada do Gurgueia, Manoel Emídio, Uruçuí, Sebastião Leal, Ribeiro Gonçalves e Baixa Grande do Ribeiro.
Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.