Fechar
GP1

Piauí

Servidores do Piauí vão deflagrar greve geral nessa sexta-feira

“Então é bom o governador e a assembleia pensar no que vão fazer”, alertou Kleiton Holanda.

Servidores públicos de diversas categorias do Estado estiveram reunidos na manhã desta quinta-feira (22), na área externa da Assembleia Legislativa, protestando contra a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 03/16, que estabelece o Novo Regime Fiscal do Piauí.

Em entrevista ao GP1, o vice-presidente do  Sindicato dos Agentes Penitenciários do Piauí (Sinpoljuspi), Kleiton Holanda, contestou as afirmações de alguns deputados estaduais que disseram que policiais foram agressivos, durante a manifestação que aconteceu ontem (21) dentro da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi).

  • Foto: Lucas Dias/GP1Manifestação em frente a AlepiManifestação em frente a Alepi

“Os deputados trancados numa sala, não sei como é que conseguem ver uma atuação da polícia, mas a gente considera que a atuação foi de acordo com os acontecimentos. Não houve, no meu modo de ver, nenhum tipo de vandalismo, como os deputados quiseram colocar e transmitir para a sociedade. A gente tem um sentimento de que tudo foi provocado pelos próprios deputados”, afirmou Kleiton Holanda.

“Nós estávamos na sala da CCJ [Comissão de Constituição E Justiça] esperando os deputados, mas infelizmente eles se trancafiaram dentro da sala da previdência, onde ‘tava’ sendo realizado uma sessão secreta, para fazer a votação. Nós não sabemos o desfecho ainda porque o deputado João de Deus diz uma coisa e o presidente da Assembleia diz outra. O deputado João de Deus diz que foi aprovado e o deputado Themistocles Filho diz que não. Então, no nosso entendimento, tudo ocorreu na medida da normalidade. A polícia fez o seu papel, muito bem feito. O próprio coronel Carlos Augusto se posicionou e disse que aqui tem 174 policiais a serviço particular dos deputados. O que a gente considera gravíssimo. Não são da assembleia, mas particular dos deputados”, complementou.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Kleiton HolandaKleiton Holanda

Kleiton Holanda criticou também o fato de PMs não poderem se manifestar. “Policial militar também é gente. Os agentes penitenciários são gente. Todos os trabalhadores do Estado do Piauí são pessoas dignas, que estão lutando por sua sobrevivência e isso que é importante. O que ‘tá’ acontecendo agora. Vamos deixar claro aqui: até agora não aconteceu nada. Hoje (22) estamos reunidos aqui. Amanhã (23) temos uma grande assembleia geral com todas categorias aqui presentes, para aprovar uma greve geral por tempo indeterminado, até que o governo acabe com a possibilidade de querer aprovar essa PEC no Estado do Piauí”, disse.

Para Kleiton Holanda, a PEC 03 pretende “sacrificar mais ainda os trabalhadores”, como também “sucatear mais ainda o sistema público, para poder não atender bem o cidadão, para depois ‘tá’ vendendo todo patrimônio do Estado. Só que o servidor público é patrimônio do Estado. É patrimônio do povo e tem que ser bem valorizado, bem remunerado, inclusive até os policiais militares que estão sofrendo a duras penas, estão presos a um regulamento diferenciado que eles têm, por não poder se manifestar explicitamente, mas vivemos em um Estado Democrático de Direito, e se houvesse uma democracia mesmo para todos, as próprias assembleias de todos os Estados deveriam rever esse posicionamento e dar o direito deles poderem também se manifestar.

O vice-presidente do Sinpoljuspi confirmou que nessa sexta-feira (23) pode ser deflagrada uma greve geral de todas as categorias do Estado do Piauí, independentemente da aprovação ou não da PEC 03. “Então é bom o governador e a assembleia pensar no que vão fazer”, finalizou Kleiton Holanda.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.