Fechar
GP1

Piauí

Wellington Dias entrega oito viaturas para o sistema prisional

A Secretaria de Justiça informou que as novas viaturas têm capacidade para transportar até oito presos e contam com sistema de câmeras de segurança.

Lucas Dias/GP1 1 / 14 Sistema prisional do Piauí recebe viaturas novas Sistema prisional do Piauí recebe viaturas novas
Lucas Dias/GP1 2 / 14 Kleiton Holanda Kleiton Holanda
Lucas Dias/GP1 3 / 14 Wellington Dias em viatura para o sistema prisional do Piauí Wellington Dias em viatura para o sistema prisional do Piauí
Lucas Dias/GP1 4 / 14 Viaturas para o sistema prisional do Piauí Viaturas para o sistema prisional do Piauí
Lucas Dias/GP1 5 / 14 Viatura entregue na manhã desta sexta-feira (10) para o sistema prisional do Piauí Viatura entregue na manhã desta sexta-feira (10) para o sistema prisional do Piauí
Lucas Dias/GP1 6 / 14 Autoridades políticas participam de solenidade no Palácio de Karnak Autoridades políticas participam de solenidade no Palácio de Karnak
Lucas Dias/GP1 7 / 14 Viatura para o sistema prisional do Piauí Viatura para o sistema prisional do Piauí
Lucas Dias/GP1 8 / 14 Fábio Abreu Fábio Abreu
Lucas Dias/GP1 9 / 14 Daniel Oliveira Daniel Oliveira
Lucas Dias/GP1 10 / 14 Solenidade de entrega de viaturas para o sistema prisional do Piauí Solenidade de entrega de viaturas para o sistema prisional do Piauí
Lucas Dias/GP1 11 / 14 Entrega de viaturas para o sistema prisional do Piauí Entrega de viaturas para o sistema prisional do Piauí
Lucas Dias/GP1 12 / 14 Palácio de Karnak Palácio de Karnak
Lucas Dias/GP1 13 / 14 Wellington Dias dentro de viatura para o sistema prisional do Piauí Wellington Dias dentro de viatura para o sistema prisional do Piauí
Lucas Dias/GP1 14 / 14 Daniel Oliveira e Wellington Dias Daniel Oliveira e Wellington Dias

Na manhã desta sexta-feira (10), em solenidade no Palácio de Karnak, o governador Wellington Dias, e o secretário de justiça, Daniel Oliveira, entregaram sete viaturas, modelo furgão cela, para o sistema prisional do Piauí. A finalidade dos novos veículos é melhorar a transferência de presos entre presídios, transporte para audiências e outros procedimentos.

Os veículos foram adquiridos através de parceria entre a Secretaria de Justiça do Estado e o Departamento Penitenciário Nacional (Depen), órgão do Ministério da Justiça e Segurança Pública. Os veículos são do modelo Master Furgão, L3H2, Renault, adaptados para cela. O investimento total foi de R$ 1,2 milhão.

“São viaturas modernas, que representam segurança, que representam apoio a logística de remoção, transferência de detentos do sistema prisional. Nós estamos modernizando a frota e cumprindo mais uma meta no plano de trabalho que temos com o governador Wellington Dias. Essa ação já vinha em execução desde 2015 e foi iniciado ainda na época do Governo Dilma, e agora o Governo Federal, através do Ministério da Justiça, liberou a aquisição dessas viaturas”, comentou o secretário de justiça, Daniel Oliveira.

O governador Wellington Dias falou também sobre a entrega dos novos veículos e ressaltou importantes e futuras parcerias, que poderão trazer benefícios e segurança para quem compõe o sistema prisional do Piauí.

“Nós fizemos aqui em 2015 uma parceria do executivo entre as Secretarias de Justiça e de Segurança, e também com a Defensoria [Pública do Estado], junto com o TJ [Tribunal de Justiça] e o Ministério Público do Estado [MPE], com o objetivo de garantir um conjunto de instrumentos e quadro de pessoal, para que pudéssemos trabalhar dentro da necessidade do Estado. Nós pactuamos um orçamento, para que chamássemos ali mais de 700 PMs, além de policiais civis, agentes penitenciários e agora delegados, afim de garantir também recursos para o poder judiciário, que pudesse permitir as condições de estruturar diversas varas, e também com o MPE a garantia também de completar a estrutura no interior, ou seja, nesse conjunto de medidas, havia a necessidade de equipamentos, viaturas para a área da segurança, que já iniciamos, e veículos adequados para o transporte dos presos”, afirmou.

“A gente tem sete regiões do Estado com a presença de presídios e aqui nessa parceria do Governo do Estado com o Governo Federal, liderado pelo Daniel [Oliveira], que é o nosso secretário de Justiça, nós estamos atendendo a todas as regiões, garantindo que se tenha com segurança, o cumprimento da legislação e o deslocamento de presos. Então há a necessidade que a gente cumpre a lei e também de termos os veículos adequados, e é isso que o Piauí está garantindo hoje. Vamos prosseguir! Nós estamos querendo ampliar equipamentos, para que possamos fazer audiências dentro do próprios presídios, onde através da tecnologia, a gente possa ter um juiz na comarca e o preso respondendo os questionamentos do próprio presídio, mas também há sempre a necessidade de deslocamento e acho que o Piauí agora está mais preparado com esses equipamentos”, complementou Wellington Dias.

O vice-presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Piauí (Sinpoljuspi), Kleiton Holanda, ressaltou a entrega dos veículos, como também a carência do sistema prisional do Estado, e por isso a necessidade de constantes melhorias nessa área.

“Primeiramente, as oito viaturas evolui o sistema penitenciário na situação do transporte, que é carente até demais. Nós tivemos a ocorrência da morte de um preso dentro de uma viatura justamente porque ela não tinha os equipamentos necessários e a gente continua cobrando insistentemente a Secretaria de Justiça, haja vista que nós temos hoje 50 milhões de reais depositados junto com o Governo do Estado, autorizado por decreto do Governo Federal ao Estado do Piauí e esse dinheiro ainda não foi utilizado para comprar nenhuma viatura. Como nós somos carentes devido a tantos problemas que existem, e o principal deles além da lotação, seria o transporte adequado tanto para os detentos, como para os servidores penitenciários poderem exercer o trabalho com segurança e tranquilidade, e isso nós sempre iremos buscar junto a Secretaria de Justiça e ao Governo do Estado, que cada vez mais evolua o sistema prisional. A gente não se cansa em dizer que é muito carente de estrutura, pessoal, de unidades prisionais, de transporte e isso ai provoca com que o sindicato sempre cobre do Governo do Estado do Piauí, e é isso que nós queremos: as melhorias e as melhorias são salutar para o desenvolvimento do trabalho do agente penitenciário do Piauí”, frisou Kleiton Holanda.

As viaturas serão destinadas às seguintes penitenciárias: Casa de Custódia Professor José Ribamar Leite (Teresina); Penitenciária Gonçalo de Castro Lima (Floriano); Penitenciária Mista Juiz Fontes Ibiapina (Parnaíba); Penitenciária Regional Dom Abel Alonso Nunes (Bom Jesus); Penitenciária Regional Luiz Gonzaga Rebelo (Esperantina); Penitenciária Regional José de Deus Barros (Picos); Casa de Detenção Provisória Dom Inocêncio Santa Maria (São Raimundo Nonato).

A Secretaria de Justiça informou que as novas viaturas têm capacidade para transportar até oito presos e contam com sistema de câmeras de segurança, que também transmite áudio para as cabines dos veículos.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.