Fechar
GP1

Política

Wellington Dias pede que municípios decretem emergência

O governador quer fazer o reconhecimento da situação emergencial para encaminhar um pedido de socorro ao Governo Federal.

O governador do Piauí, Wellington Dias (PT), declarou ao GP1 que solicitou aos municípios que estão sofrendo com as queimadas que decretem situação de emergência para que o Estado consiga recursos federais, e assim, consiga amenizar a situação em que cerca de 60 cidades piauienses estão vivendo. O prefeito Firmino Filho assinou na última terça-feira (18), o decreto de emergência para a capital, Teresina. 

O chefe do Executivo Estadual ressaltou que está dando assistência às vítimas, mas é preciso reconstruir muitas casas. “Eu solicitei aos municípios atingidos que decretassem [situação de emergência], porque o Estado decretou e é importante também que os municípios façam isso, para que eu como governador possa fazer a homologação e o reconhecimento dessa situação emergencial e encaminhar esse pedido de socorro para o Governo Federal. Nós tivemos pessoas que perderam suas casas, vão ter que ser reconstruídas, até lá vamos ter que sustentar essas famílias”, explicou.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Wellington DiasWellington Dias

Wellington Dias destacou que “ninguém nunca está preparado para o tamanho do desafio, que além dos incêndios, a seca levou uma situação de SOS no abastecimento de água, baixa dos lençóis freáticos, poços secaram, queimaram bombas, houve perda de produção, enfim, que o normal é ter em média 20 municípios por mês com esse problema, mas desta vez, chegou a uns 60 ao mesmo tempo”, pontuou.

Por fim, ele frisou que o governo estadual tem se empenhado para atender às vítimas de queimadas de forma emergente. “Pedi apoio aos Estados do Ceará, Maranhão e Pará, que nos mandaram helicópteros preparados para trabalhar com incêndios, alugamos uma aeronave extra, além da que o Estado já tem, tivemos que alugar carro-pipa e recorrer a construtoras e municípios, enfim, o Exército, brigadistas e bombeiros voluntários também tiveram uma forte atuação. Vivemos momentos bem tensos, mas meu agradecimento à Deus é que conseguimos debelar aquelas áreas de risco maior, o que não impede que se tenha novos incêndios, tomara que não, mas eu peço mesmo é que tenha chuva”, finalizou.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.